Um ex-técnico da base do Sul América foi preso em flagrante suspeito de abusar sexualmente de seis crianças em Manaus, no Amazonas. A prisão dele ocorreu no domingo, 20. De acordo com a Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, Pedro Sérgio Machado Ribeiro prometia vagas em times para aliciar menores. O caso está sendo investigado.
Ele foi preso em sua casa, no bairro Petrópolis, após denúncia dos próprios filhos, que desconfiavam das atitudes do pai. Conforme apontou a reportagem, algumas dessas crianças chegavam a dormir na casa do técnico. Diante da situação, equipes da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) da Polícia Militar seguiram para o imóvel, onde foram encontrados seis crianças, com idades entre 7 e 12 anos.
Um delas chegou a confirmar para a polícia que foi abusado. "A gente verifica nesse caso a ocorrência de estupro de vulnerável e também de exploração sexual. Considerando que esse homem é um treinador de futebol e com isso acabava aliciando os meninos para que frequentassem a casa dele e ali praticasse diversos atos libidinosos mediante, por exemplo, presentes como chuteiras, pagamento de lance. Então, a gente verifica um modus operandi nesse sentido. Hoje pela manhã já recebemos mais duas vítimas", explicou a delegada Joyce Coelho, responsável pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Após a prisão, outras duas vítimas procuraram a polícia para denunciar os abusos. A delegada informou à TV Amazônica que pediu a prisão preventiva de Ribeiro, diante da gravidade dos crimes. “Justamente considerando toda a gravidade desse fato, aliando com a possibilidade de dar a tranquilidade para que as vítimas possam ter coragem de denunciar”, afirmou.
Além disso, a equipe de investigação vai verificar a situação de negligência por parte dos pais, uma vez que, segundo a delegada, um dos adolescentes estava na casa do homem há dois meses. Ribeiro alegou que os pais permitiam que as crianças e adolescentes estivessem em sua residência.
“O que a gente verifica é que, além da vulnerabilidade etária, tem também a vulnerabilidade econômica dessas crianças, aliada ao sonho de ser jogador de futebol, e por isso, se tornaram presas fáceis desse abusador”, finaliza.
O Sul América informou à TV Amazônica que o time não tem escolinha para crianças e que Ribeiro foi treinador do Sub-19, mas que não faz mais parte do clube.