Terra NÓS lançou, em junho, a websérie “Expulsos de Casa”, dentro da programação especial do Mês do Orgulho LGBTQIA+. Depois de contar a trajetória de Blanca Amaro Pimenta e Maurício Perez, o terceiro episódio apresenta Lorenzo Ezequiel Cordeiro do Couto.
Desde criança, ele já se identificava como um menino. "Minha mãe sempre soube quem eu era", conta. Após a morte dela, a vida do filho mudou. A família não aceitava Lorenzo. "Meu pai me mandou embora de casa diversas vezes". Ele chegou a ser agredido por um irmão no meio da rua.
Em 2011, um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal mostrou que 61% das violações dos direitos humanos contra pessoas LGBT são praticadas por pessoas conhecidas das vítimas. No mesmo ano, foram registradas 6.809 violações, envolvendo 1.713 vítimas.
Segundo a Transgender Europe, em 2016 e 2017, foram registrados 325 assassinatos de pessoas trans em 71 países. 52% dessas mortes ocorreram no Brasil.
O terceiro episódio de "Expulsos de Casa" estará disponível em Terra NÓS, na home do Terra e nas redes sociais do portal na sexta-feira, 8 de julho. A websérie, dividida em cinco episódios, conta a trajetória de cinco pessoas. Todas elas têm duas coisas em comum: suas famílias pediram que elas fossem embora e elas são LGBTQIA+.
A homofobia é crime no Brasil desde 2019. Para denunciar, a vítima pode procurar o Disque 100, um serviço telefônico gratuito que funciona 24 horas por dia.
1º episódio
2º episódio