Família de André aponta racismo da Record em dinâmica de A Fazenda 14

Peão foi retratado como escravo na releitura da tela O Lavrador de Café, de Cândido Portinari

16 nov 2022 - 12h45
"Não é de bom tom retratar a escravidão em forma de brincadeira em nenhum contexto", escreveu a família em nota
"Não é de bom tom retratar a escravidão em forma de brincadeira em nenhum contexto", escreveu a família em nota
Foto: Reprodução/Record

No último domingo (13), no programa Hora do Faro, da Record, a emissora fez uma dinâmica com os participantes de A Fazenda 14 com releituras de obras de arte famosas com os rostos dos peões. A obra escolhida para representar o cantor André Marinho foi a tela O Lavrador de Café, de Cândido Portinari, o retratando como escravo.

A família do cantor se posicionou contra a dinâmica e apontou o racismo da emissora: "Alguns temas são muito sérios para virarem brincadeira. O quadro do Portinari, onde o André foi representado em uma dinâmica, é uma obra-prima que ficou famosa por retratar a triste realidade que assolou milhares de negros, que durante anos foram escravizados, torturados e submetidos a condições desumanas por um longo e triste período da nossa história. Por este motivo, não é de bom tom retratar a escravidão em forma de brincadeira em nenhum contexto".

Publicidade

O vídeo da dinâmica está repercutindo na internet e apoiadores do cantor levantaram a frase "André merece respeito" no Twitter. O filho de André publicou um vídeo no perfil do pai lamentando o episódio. "Ninguém merece ser retratado assim".

Confira um trecho do momento.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações