Gabriel Medina trança o cabelo e é acusado de apropriação cultural por seguidores

Profissional que fez as tranças no surfista se pronunciou após críticas: "Não posso medir quem vai fazer o cabelo ou não"

5 dez 2023 - 11h43
Seguidores alegam que Gabriel Medina se apropriou de outra cultura ao fazer tranças no modelo nagô
Seguidores alegam que Gabriel Medina se apropriou de outra cultura ao fazer tranças no modelo nagô
Foto: Reprodução/Twitter/helobbb22 - Reprodução/Instagram/gabrielmedina

O surfista Gabriel Medina dividiu opiniões dos internautas após publicar um vídeo onde aparece usando tranças nagô, que é um penteado de origem africana. O paulista de 29 anos foi acusado de estar se apropriando de uma cultura diferente da dele por ter feito as tranças no cabelo. "Branco de trança" e "sempre tem branco pegando cultura preta e se apropriando" foram alguns dos comentários dos internautas na publicação de Medina.

Apesar das críticas de alguns internautas, outros seguidores saíram em defesa de Medina afirmando que a apropriação cultural não aconteceu. "O cabelo é do cara, ele faz o que quiser, que militância", "não pode fazer trança que quer virar preto, deixa as pessoas serem felizes como elas querem ser", escreveram dois usuários do Instagram na postagem.

Publicidade

O que é apropriação cultural? O que é apropriação cultural?

Após a polêmica em torno das tranças do surfista, a trancista Cintia Antunes, responsável pelo penteadode Medina, se pronunciou em rede social. "Eu sou a trancista. Eu fui na Bahia esses dias e basicamente as trancistas lá fazem parte da cultura e elas não ligam para quem vai se sentar na cadeira. Eu preciso pagar minhas contas, não posso medir quem vai fazer o cabelo ou não", escreveu em publicação sobre o caso na rede social X, ex- Twitter.

Famosos que já foram acusados de apropriação cultural Famosos que já foram acusados de apropriação cultural

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações