Gabriela Augusto, da Transcendemos, sobre o Women on Top: 'Poder de transformar a sociedade'

Fundadora da consultoria focada em diversidade é uma das convidadas do palco Fórum de CEOs

27 abr 2023 - 15h16
(atualizado em 2/5/2023 às 05h00)
Gabriela Augusto participa do palco Fórum de CEOs do Women On Top
Gabriela Augusto participa do palco Fórum de CEOs do Women On Top
Foto: Débora Araújo/Araújo Audiovisual

O evento Women On Top chega em sua terceira edição neste ano. O WOT é o maior encontro de lideranças corporativas e empreendedoras da América Latina. Uma das convidadas do palco Fórum de CEOs é a fundadora e diretora da Transcendemos Consultoria, Gabriela Augusto, de 29 anos.

Em 2017, a empreendedora decidiu criar uma consultoria que ajudasse pessoas trans, como ela, a não passarem pelas mesmas dificuldades que ela enfrentou. No entanto, a Transcendemos vai além da temática LGBTQIA+, oferecendo consultoria em diversidade para outras minorias.

Publicidade

Mas esse espírito de liderança e transformação nasceu em casa, diz Gabriela.

“Meus pais sempre me apoiaram em tudo. Quando era criança, por exemplo, eu ia para o Carnaval vestida como mulher. Eu gostava daquilo e nunca houve o mínimo de repreensão por parte deles. Nós não entendíamos muito bem sobre a pauta trans, mas o respeito sempre foi algo imenso dentro de casa”.

Ao entrar para a faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Gabriela conta que passou a se engajar cada vez mais nos debates sobre sociedade e direitos humanos. Entrou para o Centro Acadêmico e até foi responsável pela criação de um curso de Línguas para ajudar na inserção de pessoas negras no mercado de trabalho.

Já bacharel em Direito, o Transcendemos surgiu em um momento muito importante na vida de Gabriela. “Esse projeto nasceu durante meu processo de transição — não reduzindo ele a só esse período, já que é algo muito mais abrangente e complexo. Eu já estava empreendendo, mas queria gerar mais impacto e ajudar mais pessoas”.

Publicidade
A Transcendemos já fez mais 1.200 palestras, sendo mais de 700 só de Gabriela, e atende cerca 300 em empresas no Brasil e na América Latina
Foto: Débora Araújo/Araújo Audiovisual

Batendo nas portas das empresas e oferecendo palestras e ferramentas para que as organizações pudessem ter um ambiente mais diverso, ela teve dificuldade de recepção. Mas a rejeição foi diminuindo com o tempo e, principalmente, com a morte de George Floyd, nos EUA, e de João Alberto Freitas, no Brasil. Com esses dois casos de grande comoção, as empresas passaram a ouvir um clamor da sociedade por diversidade dentro das organizações, para que refletissem melhor os extratos sociais.

Hoje, a Transcendemos já fez mais 1.200 palestras, sendo mais de 700 só de Gabriela, e atende cerca 300 em empresas no Brasil e na América Latina. 

No seu hall de condecorações, a empreendedora tem o prêmio LGBTQ+ Achievement Award da consultoria McKinsey & Company, foi eleita uma das pessoas com menos de trinta anos mais brilhantes do Brasil pela Forbes e uma das 50 mulheres de impacto na América Latina pela Bloomberg Línea.

Para Gabriela, participar do Women on Top e dialogar com grandes CEOs e tomadoras de decisão é uma grande oportunidade de impactar não só o mercado de trabalho, mas a sociedade como um todo.

“Penso que um evento como esse tem a ver com mulheres que apoiam outras mulheres e como precisamos amplificar essa ideia. Fico feliz em ser acolhida nesse espaço, por ouvir outras mulheres, sentir as dores delas, para que juntas possamos promover uma mudança na sociedade de maneira geral. Posso dizer com toda certeza: é um ambiente de sororidade, rico e de apoio”.

Publicidade

O Women On Top acontece no dia 6 de maio, a partir das 9h, no WTC Events Center, em São Paulo. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações