“Ganhava menos por ser mulher negra”, afirma Neusa Borges

A atriz completa 65 anos de carreira e falou para site sobre a luta que sempre enfrentou contra o racismo e o machismo

25 ago 2022 - 12h23
(atualizado às 17h15)
"Eu quero ganhar o quanto eu mereço ganhar", afirmou a atriz
"Eu quero ganhar o quanto eu mereço ganhar", afirmou a atriz
Foto: Reprodução: Redes Sociais

No auge dos 80 anos de idade, Neusa Borges acaba de chegar à impressionante marca de 65 anos de carreira. Em entrevista para o site "Mundo Negro", a atriz, que acumula diversos prêmios, admitiu que o racismo e o machismo que enfrentou ao logo da trajetória quase a fizeram desistir em diversos momentos. "Eu sempre detestei e sempre briguei na hora de assinar contratos sobre essa coisa da mulher ganhar menos que o homem. E eu sempre ficava mais danada ainda, porque além de ter que ganhar menos que o homem, eu tinha que ganhar ainda menos por ser mulher negra", destacou.

Neusa ainda contou suas experiências de enfrentamento do racismo e como se posicionava na luta por uma remuneração justa e igualitária. "Porque sempre foi essa coisa, primeiro o homem branco, depois a mulher branca e depois o homem negro e por último a mulher negra. E eu sempre briguei feio com isso. Tanto que até hoje, quando me chamam para assinar contrato, eu já digo 'olha, não quero essa coisa de ganhar como mulher negra, não. Eu quero ganhar o quanto eu mereço ganhar'", completou.

Publicidade

A atriz, que coleciona papéis no cinema e na TV, afirmou que o racismo sempre a incomodou. "Quanto mais me incomodava, mais eu lutava contra ele. E ainda luto, porque eu sei que essa coisa incubada que tem no Brasil é terrível", afirma.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se