Google inaugura programa voltado às mulheres negras

Programa discutirá as principais problemáticas enfrentadas no mercado corporativo.

22 nov 2021 - 07h00
“Queremos que mais mulheres e meninas pretas possam seguir investindo em si mesmas”, diz Bibiana Leite
“Queremos que mais mulheres e meninas pretas possam seguir investindo em si mesmas”, diz Bibiana Leite
Foto: LinkedIn / Reprodução

A carreira profissional e acadêmica das mulheres pretas será o foco do próximo Cresça com o Google, programa voltado à capacitação técnica, ao desenvolvimento de habilidades e à construção de soluções para os principais entraves do mercado de trabalho.

As mulheres pretas representam 40 milhões de pessoas no país, das quais somente metade está no mercado de trabalho. Essa realidade foi agravada pelas problemáticas sociais e econômicas impulsionadas pela pandemia do coronavírus.

Publicidade

A edição Cresça com o Google para Mulheres Pretas tem o objetivo central de mudar essa estatística e trabalhar em outras ferramentas para o enfrentamento dos desafios profissionais e pessoais ocasionados, também, pelas desigualdades racial e de gênero.

Após 5 edições focadas em mulheres, no dia 17 de novembro, essa, que é a última iniciativa do Cresça no ano, receberá convidadas renomadas para uma série de diálogos a respeito de temas relevantes na experiência das mulheres pretas em ambientes corporativos.

A abertura do ciclo de conversas online será feita pela diretora de Parcerias de Conteúdo no YouTube - América Latina e Canadá, Bibiana Leite. 

"Minha família me ensinou desde sempre que as pessoas podem tirar tudo de mim, mas não a minha educação e conhecimento. Por isso, investi e continuo investindo em novos aprendizados", diz Bibiana Leite. "Com o Cresça com o Google, queremos que mais mulheres e meninas pretas possam seguir investindo em si mesmas e, assim, romper barreiras, fortalecer sua autoestima, ganhar confiança e trilhar o caminho profissional que desejam".

Publicidade

A primeira apresentação será liderada pela primeira Coach Negra a desenvolver uma metodologia de processo de coaching que atenda as especificidades dos afrodescendentes e afroempreendedores, Ana Minuto, que tratará de um dos temas mais importantes e urgentes dos últimos anos no ambiente profissional deste público, a Síndrome da Impostora.

O conteúdo irá destacar métodos de identificação de autossabotagem e mecanismos para recuperação ativa. Além disso, também oferecerá dicas para o fortalecimento pessoal diante de desafios profissionais.

A "Auto Estima da Mulher Preta" será o alvo da segunda agenda do dia, ministrada pela Caroline Moreira, diretora e criadora da startup Negras Plurais, facilitadora afrolab da Feira Preta e gerente de projeto dos Canais Pretos do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

A especialista falará sobre como a autoestima está relacionada à capacidade de valorizar os pontos fortes, a identidade e as características particulares; além da autoconfiança.

Publicidade

Karen Santos, CEO e fundadora da UX para Minas Pretas entra em seguida para tratar de um tabu antigo: o lugar da mulher na tecnologia. As questões abordadas destacarão os principais desafios de uma carreira formada majoritariamente por homens e pessoas brancas. O protagonismo das mulheres pretas neste ramo também está na pauta do conteúdo.

Em outra frente, diretamente relacionada à construção de imagem junto ao mercado de trabalho e aos projetos individuais, a marca pessoal estará no centro das reflexões.

"As mulheres foram as mais afetadas pela pandemia, especialmente as mulheres negras. Por isso é fundamental termos programas de capacitação para geração de renda que auxiliem na conquista da independência financeira", acrescentou Ana Fontes, fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora (RME), que atua em parceria com o Google na programação e desenvolvimento de conteúdo do Cresça com o Google.

Dany Carvalho, que atua há 10 anos pelo Brasil em iniciativas de fomento à inovação e empreendedorismo tecnológico , inicia o debate com um conteúdo para melhorar a própria apresentação, circulando os pontos fortes para um posicionamento assertivo e eficaz.

Publicidade

"Criatividade, criação de conteúdo e relevância na sua carreira" é o assunto explorado por Amanda Graciano, especialista em inovação e transformação digital, e Top Voice do LinkedIn. A convidada irá discutir a geração de conteúdo como forma autêntica para impactar pessoas. Entre os tópicos da conversa estão a concepção de produtos de relevância para as trajetórias pessoal e profissional.

E para fechar com chave de ouro, Dilma Campos, facilitadora do programa do Google Women Will - Cresça com o Google --, colunista no Portal Promoview e TEDx Speaker, discutirá a "Organização e administração dos papéis da mulher preta", sublinhando o reflexo dos espaços de atuação cotidianos da Mulher Preta, desde a própria casa até o mercado de trabalho.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações