Realizar ações referentes à diversidade e inclusão pode gerar impactos sociais importantes, porém, construir uma cultura de valorização da pluralidade é uma forma de contribuir de forma efetiva e continua com a causa das pessoas que fazem parte do grupo de minoria de direitos. E é essa a decisão do Grupo L’Oréal ao assumir um compromisso com a diversidade de “dentro para fora” para ajudar na construção de uma sociedade mais justa.
A diversidade, a equidade e a inclusão estão no centro do negócio do Grupo, e a causa LGBTQIA+ é um dos grandes alicerces dessa cultura institucional, que pretende representar o Brasil em sua mais infinita pluralidade, seja em identidades e orientações de gênero, raça, corpos diversos, PcDs e gerações. Mas, para isso, o Grupo entende que precisa abrir espaços de diálogo, escuta e acolhimento.
Entre alguns exemplos práticos desta cultura está, por exemplo, a criação de um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo. O Grupo L’Oréal no Brasil foi reconhecido pela Human Rights Campaign Foundation como uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem, além de atingir nota máxima, de 100 pontos, em todos os critérios da segunda edição da pesquisa da “HRC Equidade BR – Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”. A empresa é também signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ desde 2018.
E como chegou a esses reconhecimentos? Com muitas ações, como o desenvolvimento de políticas que permitem traçar metas e planos estratégicos de ações que impactem positivamente a jornada dos colaboradores desde o processo seletivo, passando por treinamentos sobre o tema na hora da admissão e iniciativas de combate à LGBTfobia. Além disso, há benefícios como licença parental de seis meses do 1º cuidador para a comunidade LGBTQIA+.
Outra iniciativa criada por colaboradores são as redes de afinidade e impacto, que no caso da comunidade LGBTQIA+ é a PRISMAS. A rede tem como objetivo é construir um espaço acolhedor e seguro para a comunidade, com projetos e ações que atuam em quatro pilares: acolhimento, pessoas aliadas, educação e comunicação.
Não à toa, a PRISMAS mostrou a cara do Grupo L’Oréal na maior Parada LGBT do mundo. Trio este, um dos mais disputados da parada, que trouxe ainda mais interseccionalidade ao evento. Majur, cantora negra, trans e nordestina, Thiago Panthaleão, hit das redes sociais e da comunidade LGBT+, e o bloco Siga Bem Caminhoneiras, arrastaram multidões pelo Avenida Paulista.