A chef de cozinha, jurada do "Masterchef Brasil" e ex- modelo Helena Rizzo defende os direitos das mulheres nas redes sociais e no programa de disputa culinária. Acabando de completar 45 anos de idade, a gaúcha conta como lida com o machismo no ambiente de trabalho e relembra situação desconfortável com chef renomado. "Precisamos olhar para essas feridas, porque eu já engoli muito sapo, e machuca", contou em entrevista para a revista Claudia.
Helena relembrou os comentários desrespeitosos que ouviu no seu primeiro trabalho como chefe de equipe em um restaurante. Neste período, ainda atuava como modelo. "'Ela não deve manjar muito', 'é mais um rostinho bonitinho fazendo pose' ou 'ah, a chef modelo'. Esse tipo de zoação", relembra.
Helena foi modelo durante um período da vida, mas reforça que não deseja que sua aparência esteja a frente do seu potencial. Durante um episódio do "Masterchef" em agosto, o chef Alex Atala fez um elogio para todos os jurados do programa, Henrique Fogaça, Érick Jaqcuin e Helena Rizzo. Quando as palavras foram direcionadas à gaúcha, Atala falou de atributos físicos da cozinheira e não de qualidades profissionais como fez com os homens.
"Ele tocou numa ferida. É muito diferente eu encontrar o Alex num jantar e ele falar: 'nossa, como você está linda', do que estarmos num ambiente profissional. Eu fiquei extremamente incomodada e sem graça na hora (...) Fiquei com tanta vergonha que pedi para cortarem essa parte, mas enfim…não acho que ele fez por mal, acho que é algo intrínseco do machismo", esclareceu à revista.
Após o episódio em questão ter ido ao ar, tanto Helena Rizzo quanto Alex Atala se pronunciaram nas redes sociais. O chef pediu desculpas públicas pela forma como falou com Helena, eleita a melhor chefe do mundo em 2014.