Na última terça-feira, um homem de 32 anos foi preso pela Polícia Civil do Ceará suspeito de cometer o crime de "stalking" contra a ex-namorada, de 25 anos.
O caso ocorreu no município de Guaiúba e, segundo informações da polícia, o homem passou a perseguir a vítima após o término do relacionamento.
A Polícia Civil do Ceará revelou ainda que ele teria utilizado 38 números diferentes de telefone para falar com a ex-namorada. Além disso, o suspeito, que não aceitava o fim do namoro, perseguia a vítima pelas redes sociais e pessoalmente.
Código Penal
A palavra “stalking” vem do verbo inglês "to stalk" e significa perseguição obsessiva. O stalking é considerado uma perseguição reiterada, de forma obsessiva, que pode acontecer por meio físico ou digital. A ação do perseguidor, que pode ser uma pessoa do convívio social ou estranho, é muitas vezes relacionada ao ciúmes e/ou paixão obsessiva.
Em 2021, a lei contra stalking foi incluída no Código Penal e a reclusão prevista é de 6 meses a 2 anos, mas pode chegar a 3 anos com agravantes, como crime cometido contra mulheres.