O humorista baiano João Pimenta usou suas redes sociais para falar sobre um episódio delicado que aconteceu no evento TikTok Humorama, que aconteceu na última quarta-feira (31), no Rio de Janeiro (RJ).
Como uma das atrações do evento João carregava todas as suas identificações, mas mesmo assim foi barrado por seguranças do evento antes de se apresentar. O humorista relatou que teve que ficar afastado do palco até a produção do evento buscá-lo e pedir desculpas pelo ocorrido. Só depois disso João conseguiu subir no palco.
"Evento do TikTok, sou uma das atrações principais, vou fazer stand up. Esperando minha vez ao lado do palco, vou ao banheiro. Volto e sou barrado. Estou com a pulseira. Sigo barrado. Várias pessoas passam. Só eu barrado. Pulseira de atração, barrado. Disseram que era orientação. Volto andando 300m, chega minha hora e não tô lá. O pessoal do evento me procura pra pedir desculpas. Subo arrasado, faço um show incrível, no final dou meu recado: Querem ser aliados dos pretos? Comecem pelo básico. Nos tratar bem", disse ele.
Na publicação, ele conta: "Seguro meu choro mais uma vez. Mas é minha vida, é isso aí todo dia, independente da posição em que estou."
Além de João, o humorista Yuri Marçal, também negro, foi barrado pelos seguranças ao tentar ajudar o colega,. Marçal ainda comentou na publicação de João: "Eu tava lá, fui te “socorrer” tb fui barrado tendo ACABADO de me apresentar! Além de terem nos tirado do banner enquanto a gente tirava foto pra colocar a artista branca lá pra fotografar… Nunca muda!".
Após a repercussão da declaração de João Pimenta, o TikTok Brasil se pronunciou nas redes sociais sobre o ocorrido. A plataforma afirmou que condena qualquer forma de discriminação ou assédio em relação a raça, cor, sexo, orientação sexual ou deficiência.
Pedimos desculpas a você e ao Yuri e nos comprometemos a continuar empenhando todos os esforços para valorizar nossos criadores e garantir uma experiência segura e inclusiva para nossa comunidade em todas as circunstâncias e evitar que fatos como esses voltem a acontecer.
— TikTok Brasil (@TikTokBrasil) September 1, 2022
O humorista João Pimenta ainda disse em seu Twitter que representantes da plataforma entraram em contato com ele afirmando que tinha um cachê simbólico, que não foi recebido.
Atualização: depois da merda acontecer vieram com a conversa de que tinha um cachê simbólico, sendo que ninguém me passou isso.
— João Pimenta (@jaoseupimenta) September 1, 2022