Interior de SP: capela é vandalizada com frases de conspirações terraplanistas

A capela faz parte da Arquidiocese de Limeiras, apesar de ser administrada de forma particular; bispo vê crime de intolerância religiosa

2 mai 2023 - 17h19
Foto: Divulgação/Diocese de Limeiras

Uma capela localizada na zona rural de Araras, no interior de São Paulo, foi invadida e vandalizada no último fim de semana. Nas paredes da capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, foram deixados dizeres com conspirações de que a Terra seria plana, além de provocações ao uso das imagens de santos na igreja.

"Essas estátuas não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes", diz uma pichação.

Publicidade
Foram escritas frases com conspirações terraplanistas, além de insultos às imagens da capela
Foto: Divulgação/Diocese de Limeiras

Em nota, Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo da Diocese de Limeira, considerou o ato como "manifestação de intolerância religiosa". "A capela foi invadida e teve imagens retiradas de seus nichos e pichações nas paredes com dizeres que demonstram o desrespeito religioso", escreveu.

Foram escritas frases com conspirações terraplanistas, além de insultos às imagens da capela
Foto: Divulgação/Diocese de Limeiras

"Em tempos de um comportamento social agressivo, onde destaca-se a violência, o preconceito e a intolerância ao próximo, devemos ressaltar a Carta Magna de 1988, principalmente no tocante da prática da tolerância religiosa e da cultura de paz, respeitando a dignidade e a liberdade de consciência da religião", acrescentou o bispo.

Apesar disso, a diocese não chegou a prestar queixa à polícia sobre o caso. Ao Terra, a Diocese de Limeira explicou que a capela é pertencente ao território da paróquia São Benedito e administrada de forma particular.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações