Ivan Baron planeja acessibilidade do evento do presidente eleito Lula

Influenciador da inclusão ressaltou que é importante que alguém que saiba como ajudar pessoas com deficiência tenha essa responsabilidade

27 dez 2022 - 14h57
Ivan Baron e Vale PCD estão coordenando a parte de acessibilidade do evento
Ivan Baron e Vale PCD estão coordenando a parte de acessibilidade do evento
Foto: Reprodução/Instagram

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontecerá em 1º de janeiro, contará com uma equipe especializada para ajudar na acessibilidade do evento. Junto da ONG Vale PCD, Ivan Baron, influenciador da inclusão, planeja a acessibilidade do evento para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso e fiquem confortáveis.

A coordenação de Ivan Baron e do Vale PCD inclue suporte com consultoria, suporte na área PCD, treinamento de equipe, divulgação nas redes, fornecimento de recursos de acessibilidade, como abafadores, e também vistoria no espaço do evento com antecedência. 

Publicidade

Algumas das iniciativas de acessibilidade na festa que comemora a posse do presidente eleito, que recebeu o nome de "Festival Brasil do Futuro – A Alegria Vai Tomar Posse", incluem intérprete de Libras para pessoas surdas, placas de sinalização, áreas PCD que comportam cerca de 100 pessoas com deficiência e com acesso de acompanhante, equipe de acessibilidade para dar assistência às pessoas com deficiência, abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva e banheiros acessíveis e próximos à área PCD.

Em entrevista, Ivan contou como recebeu o convite e a responsabilidade que o cargo exige. "Recebi mensagem de uma das diretoras que comanda o festival para uma missão mais que especial: ajudar na coordenação de acessibilidade. De imediato, achei que era muita responsabilidade. Não só porque a posse é um dos eventos mais aguardados do ano, mas por ser um cargo importante auxiliando as pessoas com deficiência".

Trabalhando em parceria com a ONG Vale PCD no evento, o influenciador ressaltou: "É mais do que justo que um governo que se diz popular, também seja inclusivo. É necessário ter acessibilidade nos eventos".

Com muita expectativa para o evento da posse, o influenciador disse que recebeu várias perguntas de pessoas com deficiência se valeria ir ou não, por receio do tumulto ou se seriam bem recebidas. "Isso me fortaleceu ainda mais para aceitar o convite. Alguém tem que fazer isso por essas pessoas e alguém que saiba de fato como ajudar. É uma tarefa bem especial pra mim", contou.

Publicidade

A posse não terá o disparo dos canhões por causa de autistas, idosos, animais e pessoas com hipersensibilidade, e a iluminação será reduzida durante os shows, segundo Ivan. "Não posso adiantar muito, mas ainda teremos surpresas positivas. Acredito demais na melhora de tudo. Se não tiver mudança depois, a gente vai lá e critica se precisar", completou ele.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações