Candidato ao governo do Amazonas pelo PSOL, o indígena Israel Tuyuka participou na noite deste domingo (7) do primeiro debate da disputa estadual realizado pela TV Bandeirantes. Além de Israel, estiveram presentes nos estúdios da emissora Amazonino Mendes (Cidadania), Carol Braz (PDT), Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (Podemos) e Ricardo Nicolau (Solidariedade).
Em discurso durante o programa, Israel fez uma declaração marcante: “Eu já fui garimpeiro quando eu tinha 12 anos de idade. Tive que ir para comprar meus cadernos. Nós não precisamos garimpar. A maior mina de ouro que o governo pode oferecer para os indígenas se chama: educação”.
O candidato ainda ressaltou que não é um desejo dos povos indígenas serem garimpeiros, reforçando importância da educação e ilustrando a ausência do governo na região. “Queremos ser engenheiros. No dia que tiverem engenheiros, administradores de empresa, recursos humanos preparados para gerirem finanças, podem conversar conosco”.
Veja abaixo o vídeo do momento em que Israel recorda seu momento de dificuldade e expõe a urgência de políticas públicas de educação para essa população:
Israel Tuyuka revela que foi garimpeiro aos 12 anos e que indígena precisa de educação para ser engenheiro, não garimpeiro. “Queremos ser protagonistas”. pic.twitter.com/B0hjLAYOb5
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) August 8, 2022
Professor e médico, o indígena é nascido em São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas. Possui mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).