A delegação brasileira já está a caminho de Paris para os Jogos Paralímpicos. Os atletas começaram a embarcar nesta segunda-feira (12) e já estão com sede de medalha. A competição tem sua cerimônia de abertura marcada para 28 de agosto e o encerramento acontece no dia 8 de setembro.
O Time Brasil contará com 279 atletas, sendo 254 esportistas com deficiência, além de 19 atletas-guia (18 do atletismo e um do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol para cegos e um timoneiro do remo.
Entre esse grupo enorme — que, aliás, é o maior desde Rio 2016 —, temos Eugênio Franco, o atleta mais velho da delegação brasileira, com 64 anos. Desde 2009, apresentava sintomas e uma suspeita clínica de Espondilite Anquilosante, confirmada em 2013, com alterações osteoarticulares e comprometimento neuromuscular. Além disso, a condição evoluiu com outras doenças que são irreversíveis, como hipertensão arterial, diabetes tipo II, artrose avançada nos membros inferiores e Doença de Parkinson, desde 2016.
Aliás, a sua história no tiro com arco começou dois anos após os primeiros sintomas, em 2011, quando desenvolvia estágio de pós-doutorado em Portugal. Desde então, Eugênio Franco já foi ouro no individual W1 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; 1º Lugar no individual W1 e nas duplas masculinas no Campeonato de Tiro com Arco de Chicago 2023; campeão nas duplas masculinas e vice-campeão no individual do composto W1 do Parapan-Americano da modalidade em Santiago 2022; campeão brasileiro pelo composto W1 em 2021; e campeão no individual do composto W1 do ParapanAmericano da modalidade em Medellín 2019.
E aí, será que vem medalha para o Time Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris? Estamos com os dedos cruzados!