Na última terça-feira, 21, um vídeo começou a circular na web, ao mostrar um jovem que interrompe uma pregação evangélica com uma música da Umbanda, religião afro-brasileira. O caso aconteceu dentro de um trem da SuperVia, que estava indo em direção à Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Dentro do vagão, enquanto um homem evangélico estava pregando, o jovem inicia a cantoria. No vídeo é possível perceber que o transporte estava cheio e que o jovem, antes de cantar, ainda pergunta ao pregador “posso cantar uma música?”.
🚨BRASIL: Jovem começa a cantar música da Umbanda enquanto pastor prega no metrô do Rio de Janeiro. pic.twitter.com/hGbM8esNM8
— CHOQUEI (@choquei) March 21, 2023
A música entoada pelo jovem faz reverência a Exu e Pombagiras, ambos cultuados pelas religiões de matriz africana.
O caso levantou um debate nas redes sociais. Há quem concordasse com a iniciativa do garoto e também quem não achou legal. "Falta de respeito com o pastor, ele fez para implicar! que Deus perdoe ele", escreveu uma internauta.
“Até quando teremos que aguentar pregações de religião dentro dos vagões? Todos sabem que não podem, mas não tem fiscalização”, pontuou uma internauta.
A SuperVia, companhia operadora de transporte ferroviário, afirmou em nota que apoia a diversidade, porém ressalta que "a realização de cultos religiosos é proibida dentro dos trens da SuperVia por determinação do Tribunal de Justiça, em uma ação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro”