O cantor e ator Abrahão Costa, 26 anos, postou um vídeo nas redes sociais afirmando ter sido vítima de racismo por parte de uma funcionária do Habib’s, em São Paulo, no último sábado, 7. No vídeo divulgado por Abrahão, a mulher diz que ele tem “157 nas costas”. Esse é o número do artigo do Código Penal que aborda o crime de roubo.
Abrahão comentou que, por algumas esfirras estarem estragadas, ele e seus amigos decidiram não consumir o produto. No entanto, uma funcionária teria afirmado que eles precisariam pagar uma “taxa de desperdício”.
O amigo do cantor, Glaydson Nunes, 25 anos, foi quem gravou o momento. Os jovens explicaram que, por lei, é ilegal cobrar uma taxa de desperdício e afirmaram que poderiam mostrar o trecho do Código de Defesa do Consumidor que trata do assunto.
“Você tem 157 nas costas, né?”, disse a atendente. “Você falou que eu tenho 157 nas costas?”, questionou Abrahão logo em seguida.
Um amigo do cantor foi até uma base da Polícia Militar, a 800 metros do estabelecimento, mas os profissionais disseram que não poderiam atender a ocorrência já que a unidade não se encontrava na região de serviço deles.
No vídeo, Abrahão e Glaydson comentam que fizeram diversas ligações para a polícia, mas ninguém apareceu. Glaydson afirmou ainda que, enquanto ele e seus amigos estavam passando mal pela situação, a atendente estava dando risada dentro do área dos funcionários.
Um tempo depois, as autoridades foram até o estabelecimento para dar início à ocorrência. Segundo Abrahão, um dos agentes comentou que não era um caso de racismo e que não poderia levar a funcionária para a delegacia por não haver provas do ocorrido, por mais que os jovens tenham mostrado a filmagem.
Abrahão decidiu ir até uma delegacia, onde o orientaram a registrar um boletim de ocorrência eletrônico.
Em nota ao Terra NÓS, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que “as partes foram ouvidas no local e a vítima orientada a registrar um boletim de ocorrência, que posteriormente foi feito na Delegacia Eletrônica. Ela foi orientada a prestar mais informações no 7° Distrito Policial (Lapa) para auxiliar na investigação do ocorrido. A pasta ressalta que qualquer reclamação quanto à conduta dos PMs pode ser formalizada na Corregedoria e será devidamente apurada”.
O Habib’s disse ao Terra NÓS que, assim que tomou conhecimento dos fatos, entrou em contato com o cliente e com a loja para apurar o ocorrido. “Reiteramos que o Grupo Habib's não tolera nenhum tipo de discriminação, e mantém canais de compliance e demais ações que visam coibir tais atos. A pessoa envolvida foi afastada imediatamente”, diz a nota.