Os casos de racismo contra Vinicius Jr parecem não ter fim. No empate do Real Madrid contra o Real Betis em 0 a 0, o brasileiro foi alvo de injúrias raciais, como "macaco", e a liga espanhola fez a sétima denúncia voltada para esse tipo de crime. A queixa foi prestada no Juizado de Instruções de Sevilha, devido ao jogo ter acontecido na casa do Betis, embasada em provas contendo imagens de televisão que mostravam um torcedor ofendendo Vinicius, que esperava para cobrar um escanteio.
"A LaLiga enviou uma denúncia aos Juizados de Instrução de Sevilha a fim de identificar o responsável e que assim possam ser tomadas as medidas legais pertinentes", informou o perfil corporativo da LaLiga.
É o sétimo caso de racismo contra o camisa 20 merengue denunciado pela entidade espanhola. Ao todo, os ocorridos tiveram origem em seis torcidas diferentes: Barcelona, Mallorca - denunciada duas vezes -, Atlético de Madrid, Valladolid, Osasuna e agora a torcida do Betis. No último mês, um torcedor do Mallorca foi punido com 12 meses sem poder entrar em estádios e mais R$ 21 mil de multa pela comissão estatal espanhola após fazer insultos racistas no jogo do dia 5 de fevereiro.
O Valladolid também agiu e suspendeu 10 sócios por mais injúrias raciais, ocorridas em dezembro. A torcida do Atlético de Madrid segue sendo investigada após colocar um boneco que representava um enforcamento de Vinicius Jr em uma ponte de acesso ao estádio Santiago Bernabéu, antes de um clássico pela Copa do Rei. Acontecimentos como este têm sido comuns, mas Vinícius segue focado e vai fazendo mais uma grande temporada, com 18 gols e 9 assistências em 38 jogos.