O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, determinou abertura de investigação de sindicância. A decisão de Leite se deu após as imagens de uma abordagem contra um homem negro realizada pela Brigada Militar, na manhã deste sábado (17), viralizarem.
Nas redes sociais, o governador disse que confia na Brigada Militar. Disse, ainda, que em respeito "aos dedicados profissionais que as integram", a investigação será célere e rigorosa.
Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da @brigadamilitar_ a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) February 17, 2024
Homem negro preso pela Brigada Militar
Após ser vítima de tentativa de homicídio, o rapaz negro chama a polícia. O autor seria um homem branco. A vítima diz aos policiais da Brigada Militar que ele tentou dar golpes de faca em seu pescoço. Porém, é possível ver no vídeo que em nenhum momento os policiais abordam o agressor. Toda a ação policial é contra a vítima. Ele é algemado e colocado em uma viatura. testemunhas gravaram a ação da PM e muitos afirmam que houve, de fato, racismo na ação da Brigada Militar do RS.
Quem assistiu à abordagem afirma que viu as pessoas gritando em defesa da vítima. O rapaz negro que os PMs estavam encurralando foi quem, de fato, pediu ajuda. Porém, testemunhas afirmam à imprensa local que os gritos foram em vão.
O caso gerou indignação na web:
O racismo se mantém no Brasil, um homem negro é esfaqueado por um branco no RS e é levado preso, algemado, mesmo sendo a vítima.
A PM que deveria nos dar proteção, vive envolvida em casos como esse.
Eles matam pessoas negras, eles prendem, eles torturam, e o pior é que nada… pic.twitter.com/ZQ8qAC5z05
— Wuhriel Zuri☭ (@wuhriel) February 17, 2024
No RS,um branco comete tentativa de homicídio,mas a vítima,um negro,é que foi algemado e preso. As brigadas chegaram a escoltar o criminoso,e só com a pressão das testemunhas levaram o senhor branco junto. Racismo e violência!!! pic.twitter.com/v6JtH0JtOI
— Milton Ribeiro 🚩 (@ribeirotrilhas) February 17, 2024
Que vergonha, @EduardoLeite_ @brigadamilitar_ @SSP_RS @mp_rs racismo à luz do dia sob patrocínio do contribuinte gaúcho. Que vexame. https://t.co/JNXL5N6QSY
— Alexandre Mayer (@alex_mayercesar) February 17, 2024
O motoboy Éverton já está liberado e com a sua família. Mas ele passou por absurdos no Palácio da Polícia. Ficou algemado dentro de uma salinha enquanto o agressor estava na rua conversando com os policiais.
Tive acesso ao Boletim de Ocorrência através de uma das testemunhas. De…
— Matheus Gomes (@matheuspggomes) February 17, 2024