Leticia Spiller reflete sobre etarismo: "Faço 50 anos e ainda há muito o que conquistar"

Inspirada pelo discurso empoderador de Michele Yeoh no Oscar 2023, Leticia Spiller trouxe debate sobre etarismo para suas redes sociais

14 mar 2023 - 12h39
(atualizado às 14h31)
Leticia Spiller reflete sobre etarismo: "Faço 50 anos e ainda há muito o que conquistar"
Leticia Spiller reflete sobre etarismo: "Faço 50 anos e ainda há muito o que conquistar"
Foto: Instagram/@arealspiller / Manequim

No último domingo, 12 de março, o discurso de Michelle Yeoh, ao vencer o Oscar de Melhor Atriz, se destacou pelo debate aberto sobre etarismo. "Mulheres, nunca deixem ninguém dizer que a sua melhor fase da vida já passou", disparou ao fazer história ao receber o troféu aos 60 anos.

A fala da atriz de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, então, impactou uma série de mulheres que enfrentam justamente as mesmas questões, como no caso de Leticia Spiller, que aos 50 anos, decidiu trazer a reflexão sobre etarismo para suas redes sociais.

Publicidade

Em um vídeo, ela comentou uma série de frases que mulheres acima dos 40 anos escutam: "Você não acha que ela está velha demais para isso?"; "Ela tá ótima para idade dela"; "Você deve ter sido muito bonita", entre outras.

Portanto, disparou: "Se você falou uma dessas frases ou ouviu por aí, tá na hora de parar. E tá na hora de refletir sobre o que é etarismo".

Leticia Spiller reflete sobre etarismo: "Faço 50 anos e ainda há muito o que conquistar"

Na legenda de sua publicação, então, Leticia Spiller escreveu ao comentar sobre o discurso de Michelle Yeoh no Oscar 2023: "É exatamente esse o recado que quero passar. Esse ano faço 50 anos de idade e 35 anos de carreira, e ainda há muito o que conquistar".

"Por muitos anos, nós mulheres, nos sentíamos no fim da carreira chegando aos 40 anos. O mercado muitas vezes é cruel.

Publicidade

E é importante ver como a média da idade de atrizes indicadas ao Oscar, a maior premiação do cinema internacional, tem mudado. Segundo a Folha de São Paulo a média da idade de atrizes indicadas ao Oscar sobe 10 anos em 5 décadas", explicou.

E, por fim, afirmou: "Ainda é preciso reforçar que essa cultura do etarismo e a desigualdade na forma como homens e mulheres são valorizados no mercado em geral, mas principalmente na indústria cinematográfica, precisa acabar".

Além disso, Claudia Raia, que se tornou um dos assuntos mais comentados ao engravidar de maneira natural aos 55 anos no último ano, também trouxe o debate para suas redes sociais.

Ao então compartilhar o discurso da atriz malaia-chinesa, ela refletiu: "Não tem como, todas nós ganhamos com elas. Essa foi uma premiação com direito a luz no fim do túnel! É como sempre eu digo, estamos na melhor fase da vida, o mundo e a indústria do entretenimento precisam reconhecer".

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações