A Ferrari anunciou que o heptacampeão mundial, Lewis Hamilton, competirá pela marca na Fórmula 1 a partir de 2025, encerrando uma parceria de 12 temporadas com a Mercedes. A informação foi divulgada logo após a Mercedes anunciar a saída do atleta ao final da temporada de 2024.
"A Scuderia Ferrari tem o prazer de anunciar que Lewis Hamilton se juntará à equipe em 2025, com um contrato de várias temporadas", afirmou a Ferrari em comunicado. Hamilton, de 39 anos, que renovou com a Mercedes até o final de 2025 em agosto, tinha uma cláusula que permitia sua saída no final de 2024.
Com o anúncio, Hamilton se torna o primeiro piloto negro a representar a escuderia italiana em uma Fórmula 1. O automobilista sucede uma lista de nomes que se consagraram na equipe da Ferrari como o alemão Michael Schumacher, o espanhol Fernando Alonso e o finlandês Kimi Räikkönen.
"Chegou a hora de superar esta etapa e estou feliz por começar um novo desafio", declarou Hamilton em comunicado da Mercedes. "Sempre reconhecerei o incrível apoio da minha família Mercedes, em particular do Toto (Wolff, diretor da equipe), por sua amizade e liderança, quero que terminemos bem".
A decisão de Hamilton marca o fim de uma era de 11 anos na Mercedes, durante a qual conquistou sete títulos mundiais. A mudança também significa que o piloto britânico ocupará o lugar de Carlos Sainz Jr. na Ferrari a partir de 2025. Sainz, por sua vez, anunciou sua saída da equipe italiana nas redes sociais, sem revelar seu destino futuro.
Charles Leclerc, que renovou seu contrato com a Ferrari há uma semana, será o companheiro de equipe de Hamilton. Atualmente detentor do recorde de vitórias na Fórmula 1, Hamilton enfrentou desafios nos últimos anos, sendo superado pela Red Bull e por Max Verstappen. A mudança para a Ferrari marca um novo capítulo na carreira do renomado piloto britânico.
O post Lewis Hamilton será o primeiro piloto negro da história da Ferrari apareceu primeiro em AlmaPreta.