A influenciadora gaúcha Vanny Santos filmou uma conversa com o filho Mario Netto, de 8 anos, sobre a palavra "anão" e compartilhou na rede social Tik Tok. De forma didática, a mãe da criança, que tem nanismo, explica por que a palavra "anão" é pejorativa e ofensiva.
Vanny conta que a palavra é muito associada ao humor através do capacitismo recreativo e que utilizar "pessoa com nanismo" é a melhor opção para se referir a uma pessoa com essa condição física.
Netto, como é conhecido nas redes sociais, ouve toda a explicação da mãe com atenção e entende a importância de corrigir uma pessoa que falar a palavra "anão" para se referir a ele. Vanny diz que, dessa forma, ele poderá ajudar outras pessoas a falar de forma correta, não destratando as pessoas com nanismo.
"A gente tem que aproveitar nossa sabedoria, nossa inteligência e que a gente sabe da causa e informar as pessoas, as crianças, os amiguinhos. Eles vão aprender contigo", diz Vanny ao filho.
Ela também ressaltou para o filho usando-o como exemplo que, antes da condição genética, a pessoa com nanismo é um ser humano e que sua existência é muito mais que isso. "Mario Netto, uma criança linda, maravilhosa".
Mario Netto e Vanny fazem conteúdos sobre inclusão PcD e compartilham momentos divertidos entre eles. Nas redes sociais, mãe e filho adoram publicar vídeos cantando músicas juntos. Só na rede social Tik Tok, o perfil da dupla tem mais de três milhões de seguidores.