Entenda o que é manterrupting, termo usado por Natuza Nery ao se irritar com atitudes de José Luiz Datena em entrevista ao vivo.
A jornalista Natuza Nery, do grupo Globo, se irritou com as atitudes de José Luiz Datena em sabatina ao vivo nesta terça-feira, 6. Durante a entrevista, que faz parte de uma série promovida pelo G1, a jornalista apontou que o candidato à prefeitura de São Paulo não a estava deixando falar nem fazer as perguntas necessárias. Em um momento mais acalorado, Natuza acusou o ex-apresentador do "Brasil Urgente" (Band) de praticar manterrupting com ela.
Manterrupting é um termo empregado para descrever a situação em que uma mulher é constantemente interrompida por um homem, tornando difícil para ela terminar de falar ou expor suas ideias devido às constantes interrupções masculinas.
A expressão é utilizada principalmente em contextos profissionais permeados por machismo. Não raro, alguns homens interrompem a mulher às vezes até para explicar para ela o que ela mesma acabou de dizer.
"Eu sei que é muito difícil sair do papel de apresentador e assumir o papel de entrevistado, mas o senhor precisa me deixar entrevistá-lo. Eu preciso conseguir fazer as perguntas...", reclamou disse Natuza, antes de ser interrompida.
Visivelmente estressada, a jornalista reclamou: "Só um minutinho, o senhor me deixa terminar. O senhor precisa ouvir as minhas perguntas. O senhor começa a falar... O senhor já ouviu falar de uma expressão chamada 'manterrupting'? É quando o homem não deixa a mulher falar", apontou.
Datena não gosto da "chamada" e buscou se defender: "Você fez uma comparação absolutamente indevida. Eu respeito as mulheres e tenho muito respeito por elas. Estou falando com uma entrevistadora, independente de gênero. Se você fosse homem, eu teria respondido da mesma forma. Você me faz uma pergunta complexa e quer uma resposta rápida? É impossível", defendeu-se o candidato.