A atriz Maria Fernanda Cândido, de 50 anos, reflete sobre o envelhecimento e a experiência acumulada ao longo dos anos.
A atriz Maria Fernanda Cândido, 50 anos, refletiu sobre o envelhecimento e como encara a passagem do tempo. Ela mora na França há sete anos com o marido Petrit Spahija e os filhos Tomás, 18 anos, e Nicolas, 15 anos.
Maria Fernanda, que completou 50 anos em maio, destacou a simbologia da idade. "Cinquenta é um número redondo, simbólico. É meio século de vida. Fisicamente, envelhecer não é prazeroso, mas a experiência acumulada ao longo dos anos é algo poderoso. Ela serve como bússola nessa jornada da vida", disse em entrevista ao jornal O Globo.
Premiada recentemente como melhor atriz pelo filme "A Paixão Segundo G.H." no Festival de Siena, na Itália, a atriz afirmou não ter enfrentado situações específicas de etarismo, mas reconhece a existência do preconceito contra pessoas mais velhas. "Provocar o debate é importante, pois ajuda a promover mudanças, ainda que de forma lenta", afirmou.
Maria Fernanda também comentou sobre o título de mulher mais bonita do século, que ganhou durante uma votação no programa Fantástico em 2000. "É um sentimento meio a meio. Ao mesmo tempo em que uma parte minha ficou lisonjeada, por ser uma manifestação popular, esse não é o objetivo do meu trabalho. Não devemos levar isso tão a sério, assim como também não devemos levar a sério as críticas."