A Mattel anunciou nesta terça-feira (23) o lançamento de mais duas Barbies inclusivas: a primeira Barbie com deficiência visual e uma versão negra da boneca com síndrome de Down. As novidades fazem parte da linha Barbie Fashionistas, que conta com 175 variedades da boneca com diferentes tons de pele, cabelos e olhos, além de corpos diversos e deficiências para abraçar toda uma diversidade de crianças.
A linha Fashionistas da Mattel já tem Barbies e Kens cadeirantes, com aparelhos auditivos, perda de cabelo e vitiligo. No ano passado, a empresa deu as boas-vindas à primeira Barbie com síndrome de Down.
Desta vez, para ser ainda mais inclusiva, a fabricante lançou uma boneca Down negra repetindo a parceria com a National Down Syndrome Society (Sociedade Nacional da Síndrome de Down), também dos Estados Unidos.
A empresa ainda consultou um grupo focal de indivíduos negros com Down para que o brinquedo fosse o mais fiel possível e representasse com precisão as características físicas de pessoas com a condição. Isso inclui uma estrutura mais baixa, tronco mais longo e palmas das mãos que têm apenas linhas únicas gravadas nelas, uma característica comum entre as pessoas com síndrome de Down.
Sua cabeça também foi trabalhada com grande atenção aos detalhes, criando um rosto com formato mais redondo, orelhas menores, ponte nasal plana e olhos ligeiramente inclinados e amendoados com pontos brancos na íris. Ela também vem com óculos cor-de-rosa, destinados a representar indivíduos com síndrome de Down que frequentemente apresentam distúrbios de visão.
O cabelo e as roupas da nova Barbie Down também foram projetados com base no feedback da comunidade negra. Seu cabelo é texturizado e trançado e o vestido azul e amarelo traz as cores associadas ao movimento de conscientização da síndrome de Down. As três setas em alguns dos corações no vestido também representam o terceiro cromossomo 21 que pessoas com síndrome de Down têm.
Bengala e experiência tátil
Projetada em colaboração com a American Foundation for the Blind (Fundação Americana para Cegos), a Barbie com deficiência visual vem com uma bengala branca e vermelha com uma ponta macia e um par de óculos de sol funcionais, já que pessoas cegas ou com baixa visão podem ser sensíveis à luz.
A versão tem cotovelos dobráveis para permitir que ela use a bengala confortavelmente e olhos projetados com um "olhar voltado ligeiramente para cima e para fora", refletindo a aparência dos olhos de alguns indivíduos cegos ou com baixa visão.
Testes com crianças cegas e com baixa visão ajudaram os designers a criar uma roupa rica em elementos sensoriais: uma blusa rosa acetinada e uma saia com babados para uma forte experiência tátil, um fecho de velcro de alto contraste e cores brilhantes na parte de trás da blusa e um cós elástico na saia para facilitar o uso.
A embalagem também ficou mais acessível, com o nome Barbie escrito em braille e uma aba de puxar que abre a parte de trás da caixa. Os novos recursos que serão implementados em todas as bonecas Barbie Fashionistas daqui para frente.
Introduzida em 2009, a linha Barbie Fashionistas lança uma nova linha de bonecas a cada ano. Ela é descrita pela Mattel como uma gama inclusiva de bonecas "projetadas para refletir o mundo que as crianças veem hoje".