Maya Massafera processa Facebook por transfobia após dificuldades para alterar nome na plataforma

A influenciadora não teve o suporte da rede social na solicitação de alteração de nome social, segundo colunista; nome já foi alterado

11 jul 2024 - 12h13
Resumo
A influenciadora Maya Massafera acusou o Facebook de transfobia após ter dificuldades para alterar o seu nome e gênero na rede social. Na ação judicial, os advogados de Maya anexaram diversos documentos que comprovam a identidade de gênero dela.
Advogados de Maya anexaram diversos documentos que comprovam a identidade de gênero dela na ação judicial
Advogados de Maya anexaram diversos documentos que comprovam a identidade de gênero dela na ação judicial
Foto: Reprodução: Instagram/mayamassafera

A influenciadora Maya Massafera abriu um processo contra o Facebook após ter dificuldades para alterar seu nome e gênero na rede social. Maya acusa a plataforma de transfobia por não fornecer suporte na solicitação de alteração de nome social, segundo o colunista Gabriel Perline, da Contigo!.

Os advogados de Maya anexaram diversos documentos que comprovam a identidade de gênero dela na ação judicial, assim como reportagens sobre sua redesignação sexual.

Publicidade

Maya Massafera: confira o novo visual da influenciadora Maya Massafera: confira o novo visual da influenciadora

"Além de possuir um dos maiores canais do YouTube de entretenimento e entrevistas. O perfil da autora serve como sua principal forma de subsistência, utilizando sua página do Facebook para postar seus vídeos de entrevistas e reacts, monetizando assim seu conteúdo (...) O que é considerado a sua maior fonte de renda, hoje se transformou no causador de seus maiores problemas", afirma a defesa na ação.

A equipe de Maya ainda explicou que ela tentou realizar a alteração dos seus dados junto à plataforma Facebook após alterar seus documentos civis. "E a partir daí começa toda a saga da requerente, pois simplesmente a empresa requerida não altera os dados da requerente, permanecendo o antigo nome Matheus Mazzafera com o gênero masculino (...) Há quase dois meses, a requerente já vinha tentando alterar seu nome do perfil, uma função simples de ser realizada, mas qual o Instagram foi feito como solicitado, todavia o Facebook, até o momento não foi alterado, e isso vem causando a requerente disforia da sua imagem."

De acordo com a influenciadora, ela tentou publicar fotos e vídeos como Maya Massafera, mas a rede social removeu com a justificativa de que ela estaria infringindo as diretrizes da plataforma ao se passar por outra pessoa. A defesa afirmou que ela está sofrendo com crises de pânico "ao olhar seu perfil e ser tratado no masculino".

Publicidade

Por isso, Maya pediu uma multa diária de R$ 10 mil "a qual caso não seja cumprida até a data estipulada por Vossa Excelência, deverá ser automaticamente prorrogada por igual período com um valor não inferior a R$ 15 mil por dia de multa, em caso de descumprimento".

A plataforma afirmou que a alteração já foi realizada. "O Facebook Brasil informa que contatou o Provedor de Aplicações do Facebook – único com capacidade de gerência e desenvolvimento do referido serviço – o qual constatou que a página reclamada consta atualmente com a denominação solicitada 'MAYAMASSAFERA' no serviço Facebook, estando a liminar cumprida."

O Terra NÓS procurou o perfil da influenciadora na plataforma e confirmou que o nome dela foi atualizado.

Fonte: Redação Nós
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações