Durante uma sessão plenária na Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira, 21, o vereador Pedro Azulão (PSB) discursou sobre um projeto de lei, de outro vereador, que tinha como objetivo tornar a Associação de Idosos Sempre Jovens do Jardim Curitiba em uma instituição de utilidade pública.
Com isso, Azulão falou sobre uma líder comunitária que é uma das responsáveis pelo projeto e proferiu uma frase racista. "Uma mulher trabalhadeira, uma mulher que defende uma causa social com muita garra [...] Uma mulher que, mesmo sendo negra, é uma pessoa que tem o mesmo respeito e o meu carinho", disse ele se referindo à líder Sonia Fernandes Correa.
Vereador pede desculpas
Após a repercussão negativa, o vereador pediu desculpas e disse que as suas falas foram mal apresentadas. "Estive pessoalmente com a Sonia na tarde desta terça-feira para apresentar meus pedidos de desculpas e reiterar, conforme disse em meu discurso, minha admiração e estima por ela e pela obra social que ela promove", informou em nota, publicada nesta quarta-feira, 22.
De acordo com a Mesa Diretora da Câmara de Goiânia, eles não foram acionados para instaurar procedimento em relação ao ocorrido, e o caso não foi registrado na polícia.
O que diz o PSB
Em comunicado enviado à TV Anhaguera, o PSB disse condenar qualquer atitude considerada racista e reforçou o seu compromisso com a promoção da igualdade e do respeito.