O Ministério da Saúde anunciou a formação de um grupo para criar uma proposta de programa nacional que integre a medicina indígena no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasi-SUS), no âmbito da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).
Assinada pelo secretário nacional Ricardo Weibe Tapeba, a portaria publicada no Diário Oficial da União estabelece que a iniciativa intitulada "Grupo de Trabalho de Medicinas Indígenas" terá caráter consultivo.
Formado por representantes de diversas áreas técnicas da Sesai, o grupo de trabalho pode convidar especialistas de diferentes órgãos e entidades públicas e privadas.
A equipe também pode incluir representantes de organizações não governamentais (ONGs) e de governos estrangeiros em suas reuniões, a fim de colaborar na elaboração da proposta para a criação do Programa em Medicinas Indígenas.
A responsabilidade dos membros do grupo de trabalho abrange a organização e sistematização de recomendações, além de participar ativamente no debate, revisão, avaliação e fornecimento de suporte técnico para a implementação de ações e estratégias relacionadas às medicinas indígenas no contexto do Sasi-SUS.
O documento ressalta ainda que caberá aos membros do grupo de trabalho organizar e sistematizar as recomendações, bem como debater, revisar, avaliar e auxiliar tecnicamente na promoção de ações e estratégias relacionadas às medicinas indígenas no âmbito do Sasi-SUS.
O post Ministério da Saúde cria grupo de trabalho para incluir medicina indígena no SUS apareceu primeiro em AlmaPreta.