Monica Benicio irá lançar livro sobre seu relacionamento com Marielle Franco, assassinada em 2018, no qual aborda os desafios e aprendizados vivenciados por duas mulheres em sua primeira experiência de amor e união lésbica.
Com mais de 10 anos de relacionamento, a vereadora Monica Benicio compilou em um livro seus relatos de luto, amor e memórias com Marielle Franco, a também vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018. A obra “Marielle & Monica: uma história de amor e luta” será lançada no dia 13 de abril na Livraria Folha Seca, com sessão de autógrafos e bate papo com a vereadora.
Explorando a humanidade de seu relacionamento com Marielle, Monica aborda desafios e aprendizados vivenciados por duas mulheres em sua primeira experiência de amor e união lésbica. “O livro é também um processo terapêutico que me permitiu viver o luto pela escrita, algo que sempre foi importante para mim e que abandonei após o assassinato da Marielle”, disse Monica ao jornal O Globo.
A vereadora expressou que o livro representa um manifesto pela liberdade de sua família em amar e viver de forma autêntica. “Sem sofrer qualquer tipo de violência, muito menos a que interrompeu a nossa história”, continuou.
Monica compartilhou que guarda em sua memória momentos significativos que viveu com Marielle e que as lembranças dela a ajudaram a se reorganizar. “Me fez ter contato com o que eu achava mais bonito nela, justamente o que eu não tinha em mim: a pulsão de vida”, disse a O Globo.
Em um novo relacionamento com a namorada Bruna desde 2022, Monica admitiu ter tido vergonha por desenvolver sentimentos por outra pessoa e resistiu à ideia de abrir o coração novamente, refletindo se isso significava que estava esquecendo Marielle. “Entendi que o meu amor pela Marielle é perene e não compete com o que sinto pela Bruna”, contou.