Mulheres negras ocupam apenas 4% dos cargos em secretarias estaduais

As regiões Norte e Nordeste do país possuem as maiores taxas de pessoas pretas e pardas no secretariado

21 dez 2023 - 14h20
(atualizado às 14h57)
Imagem mostra duas mulheres negras observando atentamente um interlocutor enquanto há outras mulheres em volta.
Imagem mostra duas mulheres negras observando atentamente um interlocutor enquanto há outras mulheres em volta.
Foto: Alma Preta

Apenas 10,5% dos secretários e secretárias dos governos estaduais no Brasil são pessoas pretas e pardas. As mulheres ocupam apenas 29,7% desses cargos de alta liderança, e as pretas e pardas ocupam apenas 4% do secretariado. A informação, divulgada nesta quarta-feira (20), é do estudo inédito realizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Gemaa/Uerj).

6 famosas negras que abriram portas para outras mulheres 6 famosas negras que abriram portas para outras mulheres

Publicidade

Ao analisar as diferentes regiões do país, a pesquisa observou que apenas o Nordeste supera a média nacional (29,7%) no percentual de secretárias de estado, atingindo 37,2%. Além disso, quase metade das mulheres (47,1%) mapeadas em cargos de secretária estadual se encontram na região.

A região Nordeste (13,5%), e a região Norte (13,7%), são as únicas que ultrapassam a média nacional (10,5%) em relação ao percentual de pretos e pardos no secretariado, sendo que 81,7% de todos os secretários estaduais pretos e pardos se encontram nessas regiões.

De acordo com o estudo, mais da metade dos secretários pretos e pardos (51,6%) lideram áreas sociais, como assistência social, cultura e esportes. A maioria das secretárias (53,5%) também atua no setor social, enquanto os homens estão mais dispersos entre os setores social (25,3%), infraestrutura (23,3%), econômico (24,1%) e central (27,1%).

Para conduzir o estudo, foram identificados e categorizados 572 secretários e secretárias estaduais em todas as 27 unidades da federação. As pastas foram classificadas com base em sua área de atuação, incluindo social, econômica, infraestrutura ou órgãos centrais.

Publicidade

O post Mulheres negras ocupam apenas 4% dos cargos em secretarias estaduais apareceu primeiro em AlmaPreta.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações