Mulheres trans negras são premiadas na CCXP Awards

A multiartista Liniker e a streamer Sher Machado, levaram para casa o troféu da primeira edição da CCXP Awards nas 'Melhor Atriz de Séries de TV' e 'Melhor Streamer Feminina', respecivamente

18 jul 2022 - 13h30
A imagem mostra a multiartista Liniker, em vestido preto e usando óculos escuros, segurando o prêmio ao lado da streamer Sher Machado, que usa coque de tranças e uma blusa decotada branca
A imagem mostra a multiartista Liniker, em vestido preto e usando óculos escuros, segurando o prêmio ao lado da streamer Sher Machado, que usa coque de tranças e uma blusa decotada branca
Foto: Imagem: Reprodução/Instagram / Alma Preta

Duas mulheres trans negras foram destaques ao vencerem categorias da CCXP Awards, premiação que aconteceu em São Paulo, na última semana. A multiartista Liniker e a streamer Sher Machado, levaram para casa os troféus das categorias 'Melhor Atriz de Séries de TV' e 'Melhor Streamer Feminina', respectivamente.

Em sua primeira edição, a premiação coroou as melhores obras nacionais e internacionais nas categorias: filmes, séries, quadrinhos, games & eSports, creators e literatura. Os finalistas foram escolhidos por um comitê de especialistas, que contou com a ajuda do público para definir quais seriam os vencedores. Ao todo, o evento entregou 32 troféus.

Publicidade

Detentora de um dos 'Dragões' - símbolo que representa o evento e é dado em forma de honraria - a multiartista Liniker levou para a casa a premiação por interpretar, na série 'Manhãs de Setembro' (Prime Video), a personagem Cassandra, uma mulher trans que deixou sua cidade natal determinada a ser livre e viver com independência, mas é confrontada por um filho que teve no passado. Em entrevista ao portal Gshow, ela reafirmou o seu compromisso com a arte e a disponibilidade em experimentá-la em diferentes formatos.

"Não estou com as portas fechadas. Não sou só da música, não sou só do cinema, não sou só do desenho, não sou só da composição. A arte é um movimento de história aberta", afirmou.

Outra premiada foi Sher Machado, também conhecida como 'Transcurecer' nas redes sociais, que recebeu o prêmio de 'Melhor Streamer Feminina'. Ela é a primeira streamer trans da INTZ - uma das principais equipes de eSports do Brasil - e foi responsável por organizar o primeiro campeonato no cenário competitivo de 'League of Legends', um jogo de sucesso internacional, para pessoas trans.

Pensadora trans pernambucana ministra aula em escola internacional de feministas negras

Publicidade

Após receber o prêmio, em publicação em sua página em rede social, Sher revelou que não estava esperando vencer na categoria e desejou que outras mulheres trans e travestis e pessoas negras sejam reconhecidas pelos seus trabalhos. 

"Eu não estava botando fé que iria ganhar. Todos os dias eu repito pra mim mesma que sou incrível, maravilhosa e que mereço tudo o que vem acontecendo. Me pergunto o porque as pessoas gostam de mim e acompanham o meu conteúdo. Minha amiga me proibiu de desacreditar de mim, então eu só vou comemorar e aceitar que eu ganhei e foi porque eu mereço! Quero um dia poder ver muitas outras travestis e pessoas negras dentro dessas premiações e também levando o troféu pra casa! Vamos continuar correndo atrás de entregar o nosso melhor", declarou. 

Além de Liniker e Sher, a atriz trans Renata Carvalho também venceu uma das categorias, recebendo o prêmio de 'Melhor Atriz em Filmes' pela sua interpretação no longa-metragem 'Vento Seco'. Na trama, a atriz assume o papel de Paula, uma mulher cisgênero, que é a melhor amiga de um dos personagens pricinpais e se apresenta como sindicalista. 

Em publicação feita em seu perfil em rede social, Renata destacou a importância de vencer o prêmio com outra travesti a qual acompanha sua carreira, a Liniker. 

Publicidade

"Que felicidade receber esse prêmio junto com outra travesti em uma premiação tão importante. A mudança está acontecendo de forma lenta e gradual mas constante", comemorou.

Ainda na premiação, outros artistas negros foram homenageados como grandes nomes atuais da cena de entretenimento no Brasil. O ator Christian Malheiros venceu na categoria 'Melhor Ator de Série de TV', pelo personagem Nando, em 'Sintonia', série produzida pela produtora KondZilla em parceria com a Netflix. Na categoria Filmes, Seu Jorge também levou para casa o troféu de 'Melhor Ator', pelo protagonismo no longa-metragem 'Marighella', obra em que interpreta um dos maiores líderes políticos contra a ditadura militar brasileira. 

Leia mais: Afrotransfeminismo e a necessidade de quilombos de afeto para travestis negras brasileiras

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se