O ato de usar um sutiã pela primeira vez pode passar despercebido para muitas pessoas. Mas para a multiartista trans Valeria Barcellos, fazer isso, aos 41 anos, foi um momento de muita emoção. "Esse não é um peito estético, é um peito político", definiu a artista em sua rede social, que comemorou a primeira semana pós cirurgia de mamoplastia.
Valeria explicou nas postagens que a cirurgia não a faz mais ou menos mulher, fortalecendo uma luta da população trans de que não existem regras para as transições de gênero. "Não foi o silicone que me fez ser quem sou, mas quem eu sou hoje me fez ter acesso, força, coragem e vontade dessa cirurgia".
A artista ainda lembrou sua trajetória para chegar a esse momento emocionante: "É preciso pensar em tudo que passei para chegar a essa foto: privações, provações, violências, doenças, tristezas e muitas alegrias. Meu corpo já estava construído e forjado. Já havia um alicerce sólido. Demonizaram o dinheiro para as pessoas pretas. Eu cheguei a me sentir mal por investir nisso", lembrou.
Por fim, Valeria dedicou sua conquista para “todas as outras que queiram ou não” realizar o procedimento cirúrgico. “Saibam que é preciso estar bem consigo no escuro para poder se amar a luz do dia e que esse amor por si tem de ser o mesmo, nem menor nem maior”.