Alessandra Penariol Melo, ultramaratonista de 49 anos, foi a primeira mulher a completar a travessia a nado de Salvador até Morro de São Paulo, na Bahia. No dia 18 de janeiro, Leca, como também é conhecida, a nadadora de águas abertas realizou o trajeto de 60 quilômetros em 23 horas, 20 minutos e 22 segundos.
Durante sua jornada, Alessandra foi vítima de um encontro com um grupo de caravelas, resultando em queimaduras na pele. O ocorrido desencadeou uma reação alérgica, levando-a a passar uma hora e meia vomitando enquanto continuava a nadar.
A cada meia hora, durante a travessia, Alessandra foi provida de suplementos e água pela equipe de apoio que estava em barcos, com a supervisão do juiz da Federação Baiana de Natação, pronto para interromper a prova caso a segurança de Leca fosse comprometida.
Natural de São Paulo, Alessandra praticou natação na infância e adolescência no Centro Olímpico de Natação no Ibirapuera. Ao se mudar para Salvador, em 2003, iniciou suas atividades de natação no mar.
O pai de Leca foi nadador profissional e serviu de inspiração para a filha. Ele testemunhou a chegada da filha à praia do Morro de São Paulo tomada de pessoas celebrando sua vitória. Além do ex-nadador, os filhos, a mãe, irmãs, sobrinhos e amigos também estavam presentes.
Desde sua mudança para Salvador, Alessandra concentrou-se em participar dos circuitos da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), enfrentando provas mensais de 4 a 5 km, visando a qualificação para a renomada prova de 12 km, que consiste em nadar da ilha de Itaparica até o Porto da Barra, trajeto que realizou duas vezes em dezembro de 2019.
A ultramaratonista já completou várias travessias, como o trajeto de 36 km dos Três Faróis, percurso que realizou em 10 horas, tornando-se também a primeira mulher a realizar a prova.