Nesta quarta-feira (23), a deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) disse que o nome do Ministério dos Povos Originários se tornou um dos assuntos que está sendo discutido no grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"É uma reivindicação que estamos ouvindo, que [o nome do ministério] seja dos Povos Indígenas. Povos indígenas são povos indígenas. Acredito que cada um tem espaço […] Os povos indígenas têm legislação diferenciada, a questão político-administrativa. Tem um sistema todo próprio e especifício. Os quilombolas também têm legislação específica. Misturar tudo isso ficaria confuso", explicou ela.
As demarcações de terras indígenas também é outro ponto que está sendo discutido, segundo Joenia. A deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSol/SP) contou em entrevista em Brasília que o Ministério dos Povos Indígenas deve ter caráter de articulação.
"Estamos discutindo a Funai, a Sesai e toda a política indigenista. A princípio, a Funai [estaria] na Justiça, e a Sesai, na saúde. O ministério, nós estamos pensando na missão. Ele está sendo criado do zero. Estamos vendo quais pastas da Funai podem vir para o ministério [dos Povos Indígenas]", disse Sônia.