Terra NÓS lançou a websérie "NÓS, autistas" neste mês. A série jornalística, dividida em quatro episódios, mostra que uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, nem sempre corresponde ao estereótipo que habita o nosso imaginário. Depois de contar a história de Tatiana Perecin e de Amanda Ribeiro e do filho Arthur, o terceiro episódio apresenta Luciana Viegas e o filho Luiz.
Luciana Viegas é mãe do Luiz. Foi a partir do diagnóstico do filho como autista que ela se entendeu, tardiamente, com a mesma condição. A mãe se via nos comportamentos do filho. "O Luiz era um reflexo do que eu era na infância".
No entanto, como mulher negra, Luciana também esbarrou com o racismo estrutural: "Autismo no Brasil tem raça, gênero e classe. São homens brancos, em sua maior parte. ricos". Atualmente, a educadora mantém um perfil nas redes sociais sobre assunto chamado @umamaepretaautistafalando.
Crianças autistas negras têm 2, 6 vezes mais chances de receberem diagnósticos incorretos de transtornos de ajustamento ou de conduta, antes do diagnóstico de autismo.
Assista aos vídeos
Primeiro episódio
Segundo episódio
Terceiro episódio