“Nunca vi procriar tanto”, diz senador do PL sobre indígenas

Marcos Rogério ainda fez piada com a autodeclaração indígena em evento que discutia o marco temporal

22 nov 2023 - 14h18
(atualizado às 14h37)
Senador Marcos Rogério fez críticas e piadas sobre o aumento da população indígena
Senador Marcos Rogério fez críticas e piadas sobre o aumento da população indígena
Foto: Reprodução/Senado Federal

O senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, atacou verbalmente a população indígena durante evento sobre o marco temporal das terras indígenas no sábado, 18, em São Francisco do Guaporé, Rondônia. Sobre a demarcação de terras indígenas, o político riu ao trazer dados do IBGE sobre o aumento da população indígena. 

“No Censo de 2010, nós tínhamos no Brasil 896 mil índios. O último Censo [de 2022] apontou uma população indígena de 1,7 milhão de índios. Em 12 anos, quase 100%. Eu nunca vi procriar tanto”, disse segundo vídeo que o uol teve acesso. 

Publicidade

6 pontos importantes para entender a questão do marco temporal 6 pontos importantes para entender a questão do marco temporal

Ainda no mesmo evento, o senador falou sobre a autodeclaração indígena e ironizou o processo realizado e aceito pelo IBGE. “Se eu for para uma região meio isolada aí e disser lá: 'Eu sou índio!'. Pronto, sou índio! É autodeclaração”, disse. 

7 perguntas para nunca se fazer a um indígena 7 perguntas para nunca se fazer a um indígena

O político Marcos Rogério citou o atual presidente Lula e se mostrou contrário as políticas do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação ao marco temporal. O senador publicou vídeo de alguns trechos do evento em seu perfil no Instagram, especificamente falando sobre o presidente Lula e o veto do projeto do marco temporal.

Publicidade

Censo da população indígena

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo 2022, o número de indígenas residentes no Brasil é de 1.693.535 pessoas, o que representa 0,83% da população do país. Em 2010, o IBGE havia contabilizado 896.917 mil indígenas, correspondente a 0,47% da população geral no país, o que indica que o contingente cresceu 88,82% desde o Censo Demográfico anterior.

Esse aumento não se deve à taxa de natalidade, como mencionado pelo senador. A quantidade de pessoas indígenas no Brasil praticamente dobrou em 12 anos devido às mudanças de abordagem que o IBGE adotou no Censo 2022, que levaram em consideração a combinação da autodeclaração dos recenseados com a identificação de um maior número de Terras Indígenas.

Em relação à autodeclaração, em 2010 a pergunta "você se considera indígena?" foi feita apenas para pessoas do universo de domicílios dentro de Terras Indígenas. Já em 2022, a pergunta foi feita para todas as localidades indígenas – conjunto das Terras Indígenas oficialmente delimitadas, agrupamentos indígenas e demais áreas de conhecida ou potencial ocupação indígena – a fim de reverter a subenumeração.

Fonte: Redação Nós
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações