O que é "pick me girl" e por que essa expressão tem raiz machista?

Termo é usado para se referir a uma mulher que busca validação masculina

1 ago 2024 - 05h00
O termo ganhou popularidade na internet após um episódio da série “Grey's Anatomy”
O termo ganhou popularidade na internet após um episódio da série “Grey's Anatomy”
Foto: Imagem de Cookie Studio de freepik

A expressão “pick me girl” refere-se a uma mulher que busca se destacar ou ser escolhida por atenção masculina ao adotar comportamentos ou opiniões que muitas vezes vão contra outras mulheres. Essa busca pela validação de um homem pode se manifestar em desvalorizar outras mulheres, promover estereótipos tradicionais de gênero ou reforçar a ideia de que o valor de uma mulher está condicionado ao interesse dos homens.

A raiz machista da expressão “pick me girl”, aquela que “não é como as outras garotas”, está no fato de que ela é baseada na premissa de que aprovação masculina é o principal objetivo de uma mulher.

Publicidade

Esse conceito é prejudicial porque perpetua a ideia de que o valor de uma mulher é medido pela atenção ou aprovação masculina, em vez de sua própria autonomia e realização pessoal.

Além disso, essa expressão pode ser usada para atacar e deslegitimar mulheres que desafiam normas de gênero ou que têm comportamentos que não se encaixam nos padrões tradicionais, ao invés de encorajar um debate saudável sobre igualdade de gênero e respeito mútuo.

Qual a diferença entre machismo e misoginia? Qual a diferença entre machismo e misoginia?

Adaptação de interesses e opiniões

Publicidade

Uma “pick me girl” pode ajustar seus interesses e opiniões para se alinhar com o que acredita que os homens valorizam. Por exemplo, pode se mostrar extremamente interessada em esportes, videogames ou outros hobbies que a sociedade geralmente associa ao gênero masculino, mesmo que esses não sejam seus interesses reais.

Além disso, pode adotar uma postura crítica em relação às questões femininas ou feministas, não por convicção pessoal, mas para parecer mais atraente para homens, refletindo uma adesão superficial às expectativas masculinas.

Como surgiu o termo

O termo ganhou popularidade na internet após um episódio da série “Grey's Anatomy”, Na trama, Meredith Grey, interpretada pela atriz Ellen Pompeo, pede a Derek Shepherd, papel de Patrick Dempsey, que ele a escolha e deixe a esposa, evidenciando a dinâmica de validação que o termo representa.

"Pick me. Choose me. Love me", disse a personagem no quinto episódio da segunda temporada.

Publicidade

Em 2024, o termo “pick me girl” voltou a aparecer no TikTok e outras redes sociais após o lançamento da nova temporada do reality show “Casamento Às Cegas”, da Netflix. 

Usuários do X usaram a expressão para definir a participante Marília que, segundo eles, se esforça além do natural para agradar os homens ao redor. 

Fonte: Redação Nós
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se