Pai e mãe de santo são posições de destaque dentro das religiões de matriz africana. No Brasil, a Umbanda e o Candomblé são as religiões mais conhecidas e nelas existem os "cargos" religiosos de Babalorixá ou Ialorixá.
O que é mãe de santo?
Mãe de santo é a mulher responsável pelo local do culto religioso, a sacerdotisa do terreiro ou centro, ou seja, uma mulher autorizada pelos deuses religiosos para ministrar a religião. Ialorixá ou Iyalorixá são outras formas de se referir à mãe de santo.
O que é pai de santo?
O pai de santo, conhecido como Babalorixá ou Babaloxá, tem a mesma função da mãe de santo, que é ser sacerdote religioso do terreiro ou centro em que frequenta. A única diferença é que o posto religioso é ocupado por um homem.
Responsabilidades
O pai e a mãe de santo são responsáveis por cuidar do terreiro religioso. Eles também precisam cuidar das pessoas que frequentam o ambiente de culto, por isso, são personalidades muito queridas pelos religiosos. Chamados de filhos e filhas pelo pai ou mãe de danto, os frequentadores podem procurar esses sacerdotes para aprender sobre a religião, pedir conselhos e tirar dúvidas.
Como se tornar?
Para uma pessoa se tornar pai ou mãe de santo, o posto principal dentro das religiões de matriz afro, é muito importante respeitar as hierarquias dentro do ambiente religioso e ser um participante ativo, como um filho de santo.
Os processos de evolução dentro da hierarquia religiosa podem acontecer de maneiras diferentes em cada terreiro, então não é possível decretar uma regra absoluta para se tornar pai ou mãe de santo. Porém, o que é de comum acordo é que essas pessoas serão direcionadas pelos orixás da religião para se tornarem mãe ou pai de santo.