Pessoas intersexo têm variações na anatomia sexual ou reprodutiva que não permitem enquadrá-las nas definições normalmente usadas para feminino e masculino. Essas variações podem estar nos órgãos genitais e reprodutivos, na produção de hormônios ou no cromossomo (genótipo). Um exemplo de indivíduo intersexo seria uma pessoa apresentada como mulher, mas anatomicamente masculina.
Ao nascerem, pessoas intersexo com variações na genitália podem ser submetidas a cirurgias nos órgãos sexuais para se enquadrar em um sexo definido como "padrão", que pode ser determinado depois de uma avaliação dos médicos e dos pais da criança. Em julho deste ano, a Conferência Nacional de Saúde aprovou o fim de cirurgia em bebês intersexo. O Conselho Federal de Medicina permite que as pessoas que nascem com variação em órgãos genitais passem pelo procedimento cirúrgico de adequação a partir dos 2 anos de idade.
Outras pessoas só têm o diagnóstico na fase adulta, como o caso da Youtuber Karen Bachini. No início desse ano, a blogueira, conhecida por fazer vídeos de maquiagem, revelou ser uma pessoa intersexo em um vídeo que publicou nas suas redes sociais.
"Então você é hermafrodita"
O termo, muito usado antigamente, reforça estereótipos negativos. A maneira certa de se referir a essa situação é pessoas intersexo. Apesar de existirem muitos ‘estados intersexuais’ e o hermafroditismo estar dentro deles, não é certo englobar uma característica sexual ao se direcionar a pessoas intersexo.
Dentro do grupo de pessoas intersexo, grande parte tem os órgãos definidos em genital masculina e genital feminina, mas também existem pessoas com a genitália ambígua (masculino e feminino).
"Isso é uma anomalia"
Essa observação é desnecessária e demonstra falta de conhecimento, o que acontece quando um assunto não é discutido e envolto em muitas dúvidas, até mesmo pela classe médica. Corpos intersexuais são tão válidos tanto quanto os femininos e masculinos. O que nos distancia desse entendimento é a falta de informação.
"Intersexo é o mesmo que transexual"
Essa afirmação é incorreta. Transexuais são pessoas que nascem com um corpo ao nascer que não as representa. Já a pessoa intersexo apresenta questões biológicas e anatômicas que não se enquadram em algo determinado socialmente.
“Tem que escolher se é menino ou menina”
Algumas pessoas intersexo podem se sentir representadas por masculino ou feminino e outras não. Existem pessoas que se sentem confortáveis com as características de ambos os sexos, por exemplo. Portanto, não cade a você querer determinar a existência de outra pessoa.
"Você tem pênis ou vagina?"
Típica pergunta invasiva. Questões relacionadas aos órgãos sexuais de uma pessoa só interessa a ela mesma. Não é seu papel - e nem seu direito - querer saber essa informação.