Ohio rejeita proposta republicana para dificultar aborto

"A democracia venceu ontem à noite", comemorou a vice-presidente Kamala Harris

9 ago 2023 - 15h18
(atualizado às 15h35)
56,5% dos habitantes votaram contra a proposta que previa aumentar de 50% para 60% o limite para a aprovação de uma alteração à constituição
56,5% dos habitantes votaram contra a proposta que previa aumentar de 50% para 60% o limite para a aprovação de uma alteração à constituição
Foto: iStock / Amparo Garcia

Os eleitores de Ohio rejeitaram nesta terça-feira (9) de forma contundente uma proposta dos republicanos para impedir a proteção do direito ao aborto no estado norte-americano. Conhecida como "Questão 1", a manobra para emendar a Constituição foi apresentada antes da votação em novembro para garantir o acesso ao aborto, mas fracassou nas urnas.

Onde é permitido fazer aborto Onde é permitido fazer aborto

Publicidade

Ao todo, 56,5% dos habitantes votaram contra a proposta que previa aumentar de 50% para 60% o limite para a aprovação de uma alteração à constituição. "A democracia venceu ontem à noite. Ohio rejeitou a tentativa dos extremistas de colocar em risco a vontade da população e o direito das mulheres de escolher seus corpos", comemorou a vice-presidente Kamala Harris.

Os republicanos queriam dificultar uma possível vitória dos partidários da interrupção voluntária da gravidez já que em novembro será organizado um referendo no qual os defensores da prática pretendem incluí-lo na Constituição do estado. Segundo algumas pesquisas recentes, 58% dos eleitores de Ohio devem apoiar a mudança.

NÓS Explicamos: dados chocantes sobre o aborto que talvez você não saiba
Video Player
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se