Qual a chance de você não ter visto as acusações de assédio sexual contra o ex ministro dos direitos humanos Silvio Almeida? Quase zero, né? Mas em um resumo rápido, ele foi acusado por mais de uma pessoa de assédio sexual e entre essas pessoas está a ministra da igualdade racial, Anielle Fraco. Isso caiu como uma bomba no governo e culminou na demissão de Silvio. Após tudo isso vários questionamentos foram levantados e apenas uma certeza temos até então, a derrota do campo progressista foi gigantesca.
Silvio é autor do livro Racismo Estrutural que serviu de base para muitas pessoas entenderem a forma que a questão racial está enraizada na nossa sociedade. Ele era, ou ainda é, a pessoa negra com o mais nome tanto no campo político, quanto no campo intelectual entre o público médio. Ele se tornou ministro substituindo a Damares Alves, uma ministra super apontada pela esquerda por pensar em tudo, menos em direitos humanos. Quando Silvio assumiu a agente foi uma felicidade para todos, sobretudo para pessoas negras, ele vinha fazendo um bom trabalho, ficando mais conhecido, atuando de forma digna dentro do seu ministério e tem até quem diga que trabalhava tão bem que irritava pessoas do governo.
Do outro lado temos Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, irmão de Marielle Franco, mestra, professora, que, para ser bem sincero, diferente do Silvio, não era um nome que me agradou para a pasta. Depois que assumiu o ministério teve algumas atitudes que me deixou bastante frustrado. Nunca foi a pessoas que, ao meu ver, iria usar da maneira mais eficaz todo um ministério para trazer benesses para população negra.
Por fim temos também o governo, que apesar de ser de esquerda e dar atenção a questões sociais, tem outras demandas que, aparentemente, parecem ser mais importantes. Então o governo não quer escândalo midiático, não quer ninguém lá dentro cutucando suas engrenagens e tá mais preocupado com negociações políticas do que pautas identitárias. E nem estou fazendo juizo de valor nessas escolhas, afinal tenho total consciência de que não existe governo sem negociatas e conchavos.
Quem leu até agora deve tá pensando, esse cara vai falar que foi uma armação do governo em lançar isso agora, por conta que Silvio teria, supostamente, tirado dinheiro de ONG, ou que tenho centenas de casos de assédios denunciados na CJU, mas foi tudo abafado, ano passado tiveram quase 1000 casos e tudo por baixo do tapete, mas não. Eu quero deixar bem claro que, ainda que tudo isso seja verdade, não muda a acusação. E caso se confirme, não tem conversa. Não dá para relativizar violação dos corpos das mulheres.
Se ele fosse branco seria diferente? Com certeza. Se eu sei, e você sabe, ele, enquanto maior nome da questão racial no Brasil, politicamente falando, não saberia? Eu te digo que enquanto homem negro, sabendo como as pessoas me julgam, evito brincar com crianças, principalmente menina branca, não só desvio o olhar de mulheres, como também viro a cabeça para não deixar margem para interpretação. Nós sabemos muito bem como podemos facilmente ser acusados. E com isso não estou dizendo que todo homem negro é santo não, mas quem tem conciencia racial e quer fugir de problema, tem que fazer um esforço a mais porque sabemos que não temos a presunção de inocencia como varios homens brancos tem.
Também não estou dizendo que o Sílvio seja culpado. Mas sim, tem que investigar. Até porque apareceram outras pessoas o acusando, mesmo antes dele ser ministro. E como disse acima, provando que seja verdade, deve ser devidamente punido. Só de pensar nessa possibilidade eu fico muito inquieto. No cenário em que ele é culpado eu fico pensando quanta irresponsabilidade com a causa que ele tanto defende. Ele sabe que pessoas negras são julgadas como bando, ele sabe que ele ali era um sonho de uma comunidade, assim como ele sabe também que qualquer erro que ele fizesse, sobretudo na magnitude das acusações, iria retroceder anos de luta. Ou seja, se as acusações contra ele forem provadas, ele não só é um assediador como também não é tão preocupado assim com a causa racial.
Agora tem um ponto que não podemos negar. Ele acabou. Se amanhã provarem que ele é inocente, que não foi bem assim, que de fato pesaram a mão, nada irá mudar. E isso também é um problema que deve ser discutido. Quantos que estão agora querendo a cabeça dele irá se retratar e dar o mesmo palco caso a coisa mude de cenário? Porque eu não serei hipócrita, tá? Enquanto homem negro eu sei bem que a sentença sai antes do julgamento.
Eu, nesse caso, preferi esperar mais para dar uma palavra mais contundente, sabe? Para mim tudo é possível. Não duvido que Silvio possa ter assediado, não duvido que o governo quis derrubar ele, não duvido que a Anielle seja vítima, assim como não tenho a menor dúvida que um homem negro ministro do direitos humanos ser demitido por acusação de assedio sexual seja uma bomba na causa racial e vai armar muita gente que gosta de mitigar raça dentro da própria esquerda.
A pergunta que me deixa intrigado e devemos pensar enquanto seguem as investigações, é como iremos nos reabilitar desse duro golpe. Outra coisa é que quem acha que Silvio é culpado mantenha o foco nele e não em todos homens negros, quem acha que Anielle mentiu lembre que mulheres que mantém nesses casos são exeção e quem acha que o governo foi oportunista e tá surpreso, meu conselho é que entendam mais sobre politica e jamais esqueçam que um governo, independente do lado, corta tranquilamente os corretos, se esses não estiverem alinhados com sua engrenagem.