A Parada LGBT, símbolo de resistência e luta começou na Rua Christopher, em Nova York, nos EUA, em 1970, se espalhando para diversas cidades ao redor do mundo. No Brasil, os maiores eventos ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.
Ao longo dos anos e com o avanço da discussão sobre a visibilidade e os direitos da comunidade LGBTQIAPN+, a Parada LGBT tomou uma proporção ainda maior, sendo um símbolo de resistência e luta ao redor de todo o mundo.
Embora há quem acredite que esse movimento é recente, a primeira mobilização ocorreu ainda em 1970, em Nova York, nos Estados Unidos, e reuniu centenas de pessoas na Rua Christopher, um ponto marcante para a história da comunidade, palco da conhecida Rebelião de Stonewall, uma resposta a violência policial contra LGBTQIAPN+, no dia 28 de junho de 1969.
Para entender melhor a importância da Parada LGBT foi ganhando espaço, é preciso compreender qual a rua origem e como isso foi se espalhando ao redor do mundo.
Parada LGBT: qual foi a primeira?
Hoje em dia é comum ver a Parada LGBT, para além da luta, como um momento de celebrar e confraternizar a diversidade, com bastante cores e alegria. Mas, o início de tudo isso foi um ato político, que nasceu em um período em que a resistência à opressão e a busca pelos direitos civis era gritante nos Estados Unidos.
Na época, muitos LGBTQIAPN+ eram violentados nas ruas, em bares gays, como o Stonewall In, que sofriam constantes batidas policiais. Em 1969, um grupo de pessoas decidiu resistir à ação policial e dar um passo para mudar esse cenário.
Após os eventos de Stonewall, ativistas da comunidade começaram a organizar manifestações públicas em defesa dos direitos e da visibilidade LGBTQIAPN+. O dia 28 de junho, foi escolhido para marcar as celebrações anuais do orgulho LGBT em muitos lugares do mundo, o que segue até os dias atuais.
A primeira Parada do Orgulho LGBT ocorreu em 1970, em Nova York, e desde então, se expandiu para diversas cidades ao redor do mundo.
Parada LGBT ao redor do mundo
Ao longo dos anos, a Parada LGBT evoluiu e deixou de ser apenas uma oportunidade para reivindicar direitos, protestar contra a discriminação e promover a inclusão, como também, incluir eventos culturais, de conscientização, como shows, palestras, marchas e feiras, por exemplo.
Após a primeira, que ocorreu em 1970, os próximos anos foram marcados por outras Paradas LGBT ao redor do mundo. Como a de Londres, que ocorreu em 1972, a da Suécia, em 1973, e a do Canadá, no mesmo ano.
Atualmente, esse segue sendo um marco em muitas cidades, reunindo milhares de pessoas. As mais conhecidas são:
- Parada do Orgulho LGBT de São Paulo;
- Parada do Orgulho LGBT de Nova York;
- Parada do Orgulho LGBT de São Francisco;
- Parada do Orgulho LGBT de Londres;
- Parada do Orgulho LGBT de Berlim, Alemanha.
Além dessas, existem outras centenas de cidades que promovem o evento para celebrar e lutar por mais diversidade e igualdade na sociedade. Esses eventos não apenas proporcionam um espaço seguro para a comunidade, mas também inspiram mudanças sociais e políticas em todo o mundo.
Parada LGBT no Brasil
Uma das maiores edições do evento ocorre no Brasil, mais precisamente, na Avenida Paulista em São Paulo. Esse é um ponto importante porque o nosso país, mesmo possuindo uma população LGBTQIPN+ bastante expressiva, segue sendo um país extremamente violento para a comunidade.
Ainda há um alto índice de violência e preconceito, além da falta de oportunidades e muitas vezes uma maior dificuldade no acesso aos direitos básicos, como a saúde, por exemplo.
Isso não ocorre apenas na capital paulista. No mês de junho, as ruas de diversas cidades brasileiras se enchem de cores, música e celebração durante as Paradas do Orgulho LGBT, além de uma manifestação de resistência e luta por direitos.
No Brasil, as maiores Paradas LGBT são:
São Paulo
A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é uma das maiores do mundo, atraindo milhões de participantes a cada ano. Desde sua primeira edição em 1997, o evento cresceu em tamanho e importância.
Rio de Janeiro
A Parada LGBT do Rio de Janeiro também é uma das mais conhecidas do país, atraindo pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo e costuma ocorrer em Copacabana.
Salvador
A capital baiana é palco de uma das mais animadas paradas LGBT do Brasil. Com seu clima festivo e hospitaleiro, Salvador recebe milhares de participantes que celebram a diversidade em meio a trios elétricos, shows de artistas locais e muita energia positiva.
Belo Horizonte
A Parada LGBT de Belo Horizonte tem ganhado destaque nos últimos anos, com uma programação diversificada que inclui shows, debates e atividades culturais, a parada atrai cada vez mais pessoas à capital mineira.
Para saber mais sobre a comunidade LGBTQIAPN+ e diversidade, siga acompanhando a editoria Nós do Terra!