7 passos para um casamento LGBTQIA+ perfeito

Da documentação necessária até o bolo de casamento, entenda passo a passo como planejar e inspire-se!

19 jun 2023 - 05h00
Casamento LGBTQIA+: um momento tão único na vida merece atenção e cuidados
Casamento LGBTQIA+: um momento tão único na vida merece atenção e cuidados
Foto: iStock/SolStock

Cerimônias de casamento são sempre especiais. Há quem sonhe com esse momento durante boa parte da vida e planeje tudo com antecedência. Desde a cerimônia até a festa, tudo precisa refletir a personalidade do casal, e nos casamentos LGBTQIA+ não é diferente.

Um momento tão único na vida merece atenção e cuidados, por isso reunimos algumas dicas para facilitar o planejamento e tornar tudo inesquecível.

Publicidade

Documentação

Foi em 2011, através de um julgamento, que o Supremo decidiu a favor da união estável de casais homoafetivos. Dois anos depois, em 2013, o Conselho Nacional de Justiça publicou uma resolução que ampliou a decisão para todo o país e exigiu que os cartórios realizassem os casamentos.

Apesar de não existir legislação sobre o casamento homoafetivo no Brasil, os casais LGBTQIA+ têm seus direitos assegurados. No casamento civil, as uniões entre pessoas do mesmo sexo devem seguir as mesmas regras e garantir os mesmos direitos das uniões entre casais heterossexuais. Os tabeliães e juízes são proibidos de se recusar a registrar qualquer união desse tipo.

Para dar entrada no casamento, é preciso organizar alguns documentos :

Publicidade
  • O  casal e as testemunhas precisam ser maiores de 18 anos;
  • A orientação dos Cartórios de Registro Civil é ir entre 30 e 90 dias antes da data prevista para a cerimônia;
  • Os documentos necessários de cada membro do casal são: RG, CPF, certidão de nascimento original, comprovante de residência no nome da pessoa ou dos pais;
  •  Testemunhas devem ser alfabetizadas e levar o documento de identidade original e atualizado.
Nos casamentos, tudo precisa refletir a personalidade do casal – e uniões LGBTQIA+ não são diferentes
Foto: iStock/Valerii Evlakhov

Religião

Cada religião segue orientações específicas. Na igreja católica, por exemplo, não é possível realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Por outro lado, alguns terreiros de religiões de matriz africana realizam a cerimônia.

Há também algumas igrejas evangélicas que celebram cerimônias LGBTQIA+. 

Decoração

As cerimônias precisam ter a cara do casal. E em um casamento LGBTQIA+ é possível fazer isso de diferentes formas. 

Uma maneira de inovar e arrancar elogios dos convidados é colocar elementos da comunidade na decoração do espaço ou da festa. Por exemplo, em itens nas mesas dos convidados, nas lembrancinhas, etc. A produtora da tv Globo, Natália Daumas e a repórter da tv Record, Lorena Coutinho, se casaram em março deste ano e a decoração foi feita com móveis aconchegantes. Na hora das fotos, elas levantaram a bandeira LGBTQIA+.

Publicidade

O cantor e ator Tiago Abravanel casou-se com Fernando Poli em outubro de 2022 e na mesa do altar havia um urso segurando a bandeira LGBTQIA+. Confira: 

Celebrante

Uma decisão importante é também a escolha do celebrante. Busque referências desse profissional e questione se já trabalharam em casamentos homoafetivos previamente,  converse com antecedência e conte a história de vocês.

Muitos celebrantes incluem no roteiro da cerimônia perguntas aos convidados – como, por exemplo, se eles já estiveram em alguma celebração LGBTQIA+ antes. 

Bolo

O bolo é também um ponto de atenção nas cerimônias. Uma alternativa é mesclar itens tradicionais com algo que represente o casal. Um exemplo é usar as cores da bandeira LGBTQIA+ no próprio bolo ou no topo. 

Publicidade

Na festa de casamento de Tiago Abravanel e Fernando Poli, o bolo foi especial. Eles escolheram um modelo com quatro andares, na cor rosa, com brilho. O topo do bolo foi com miniaturas de ursos, que é o apelido que eles usam. Já no bolo da cerimônia civil, eles optaram por um modelo de dois andares, em tons diferentes de verde e dois ursos no topo do bolo. 

Madrinhas e Padrinhos

Para tornar este momento ainda mais bonito, você pode sugerir que as suas madrinhas usem vestidos com cada cor do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+ – como os noivos deste casamento em SP fizeram. Os padrinhos podem usar as gravatas na mesma tonalidade e assim criar uma composição afirmativa para a cerimônia.

Vestuário

Independente do estilo do casamento, a roupa e o calçado precisam ser aqueles que mais agradam os noivos. Para que a cerimônia seja cheia de personalidade, o casal pode optar por gravatas coloridas, colocar na sola do tênis ou nas meias as cores do arco-íris. As noivas podem inovar colocando brincos coloridos, no buquê, detalhes na sandália ou no véu. 

Uma opção para refletir a personalidade do casal
Foto: iStock/xxmmxx
Fonte: Redação Nós
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações