Após 'blackface', Prime Video se pronuncia sobre expulsão em 'Caravana das Drags'

Participante Chandelly Kidman foi expulsa na semana passada, mas serviço de streaming ainda não havia se pronunciado sobre o caso

12 mai 2023 - 18h21
Apesar de ter se pronunciado, Amazon não citou motivo específico da expulsão de Chandelly Kidman
Apesar de ter se pronunciado, Amazon não citou motivo específico da expulsão de Chandelly Kidman
Foto: Reprodução/Instagram

Uma semana após a desclassificação de Chandelly Kidman do Caravana das Drags, a Amazon Prime Video resolveu voltar atrás sobre sua decisão de não se pronunciar sobre o caso. Em comunicado publicado nas redes sociais, a plataforma afirmou que não tolera ações, declarações ou opiniões preconceituosas. 

Por esse motivo, disse o Prime Video, a participante foi desclassificada do programa. A empresa ainda afirmou que não iria mostrar cenas que não correspondessem aos seus princípios.

Publicidade

"'Caravana das Drags' é um programa que promove inclusão, diversidade, afeto e, acima de tudo, respeito por meio da arte drag brasileira. O Prime Video não tolera ações, declarações ou opiniões racistas, transfóbicas, homofóbicas e discriminatórias e desencoraja quaisquer ações ou opiniões que possam ser entendidas dessa maneira", diz trecho do comunicado. 

O texto, que não revela o motivo específico por trás da expulsão, levantou especulações de fãs do programa. Segundo rumores, o motivo seria "blackface", prática considerada racista na qual pessoas brancas "pintam" a pele para fazer referência a pessoas negras

Entenda o caso

No sexto episódio da competição, gravado em Fortaleza, Ceará, as participantes precisaram interpretar uma história de cordel. Chandelly se destacou e saiu vencedora do desafio. No entanto, no dia seguinte, Ikaro Kadoshi, responsável por comandar o programa ao lado de Xuxa, comunicou às outras participantes que ela havia sido desclassificada de Caravana das Drags, mas não entrou em detalhes. 

Nas cenas que foram ao ar, a participante aparece com um look todo prateado, incluindo sua maquiagem. Entretanto, nas redes sociais, os fãs do programa divulgaram uma imagem de bastidores em que Chandelly aparece diferente, com o rosto coberto por maquiagem preta, o que levantou especulações sobre a prática de 'blackface'. 

Publicidade

Antes do episódio, Chandelly já havia sido alertada por outros participantes sobre a possibilidade de ser mal interpretada pela utilização de "apropriações culturais" para montar sua drag. Ainda de acordo com os usuários, os alertas teriam colaborado para a expulsão da participante. 

Fonte: Redação Nós
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações