Banda Uó se apresenta na Parada LGBT+ de SP após hiato de 6 anos; relembre

Banda foi uma das responsáveis por levar música do norte e nordeste para comunidade LGBTQIA+ de todo Brasil

28 mai 2024 - 06h00
(atualizado às 12h52)
Banda Uó é uma das atrações da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
Banda Uó é uma das atrações da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
Foto: Reprodução/Instagram/bandauo

A 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo vai contar com uma atração para lá de especial: a "Banda Uó", formada por Davi Sabbag, Mateus Carrilho e Candy Mel, que anunciou o retorno aos palcos no final de 2023 depois de um hiato de seis anos. 

  • O Terra é o veículo oficial da Parada SP, que tem cobertura patrocinada por Vivo, Amstel e L'Oreal

Formada em 2010, nas cidade de Goiânia, em Goiás, a banda explodiu nas redes sociais com a música "Shake de Amor", uma versão de "Whip My Hair", da cantora Willow Smith. O sucesso foi tanto que o grupo levou o prêmio de webclipe no MTV Video Music Brasil de 2011. 

Publicidade

Inicialmente, a banda era composta por Davi e Mateus, então namorados, e se chamava "Folk Heart" e tinha como foco o indie rock e folk. Organizador de uma festa chamada Uó, de tecnobrega e pop, Davi decidiu unir as coisas e direcionar a sonoridade da banda para a música do norte e nordeste, convidando a amiga de infância Candy Mel para se apresentar junto. 

Se dedicando à faculdade, Mel fazia apenas participações e o primeiro single do grupo 'Não Quero Saber', tinha nos vocais uma outra amiga de Davi, Flora Maria. Decidida a se dedicar à música, Mel deixou a faculdade para focar na banda. 

Cantoras trans que estão estourando a bolha Cantoras trans que estão estourando a bolha

Com o sucesso Davi, Mateus e Mel lançaram o EP "Me Emoldurei de Presente Pra Te Ter", com outras versões de músicas estrangeiras em tecnobrega, e na sequência veio o primeiro álbum autoral: "Motel". 

Publicidade

Com hits envolventes, a banda chamou atenção do dj Diplo e da dupla Pedro D'Eyrot e Rodrigo Gorky, que formavam o "Bonde do Rolê". Juntos, se tornaram produtores e empresários da banda. 

Curiosamente a carreira dos produtores seguiram caminhos muito distintos: Diplo vem lidando com diversas acusações de plágio e abuso sexual mas segue na carreira, tendo sido responsável pela abertura do show da Madonna no Brasil. Já Pedro D'Eyro se afastou da música e fundou o grupo político de direito Movimento Brasil Livre (MBL) enquanto Gorky se tornou uma referência no pop nacional, responsável por descobrir e produzir Pabllo Vittar. 

Foi em 'Motel' que o grupo gravou 'Catraca', com o funkeiro Mr.Catra, que virou trilha sonora de 'I Love Paraisópolis'. O trio inclusive se apresentou na novela em um show no fictício bar Pata Choca. 

O segundo álbum da banda, 'Veneno' foi lançado em 2015 e trouxe um dos maiores hits da banda: 'Arregaçada' que conta com mais de 9 milhões de visualizações no Youtube e 6 milhões de plays no Spotify.

Publicidade

Em 2017, focando em suas carreiras solo, Davi, Mateus e Mel lançaram o single 'Tô na Rua' e realizaram uma turnê de despedida. Depois de seis anos, o trio anunciou o retorno da banda que aconteceu oficialmente em abril no Hopi Pride Festival. 

"Ensaiando para esse reencontro percebemos que o que fizemos é ainda muito atual. O álbum 'Veneno' poderia ser lançado esse ano, com músicas como 'Sauna' e 'Arregaçada'. A gente estava de olho em um futuro que é o nosso presente hoje", cantou a cantora Candy Mel em entrevista para o Terra em janeiro deste ano. 

Nós explicamos: o que é cisgênero?
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações