Nick Albiero conquistou uma vaga nas Olimpíadas de Paris na tarde desta quarta-feira, 8, e se tornou o primeiro nadador abertamente gay a representar o Brasil na competição, que começa no dia 26 de julho na capital francesa. O atleta se classificou para a categoria de 200m borboleta e é o primeiro homem brasileiro da comunidade LGBTQIA+ a disputar a modalidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O nadador é filho do treinador brasileiro Arthur Albiero e radicado nos Estados Unidos. Porém, há cerca de um ano, ele decidiu competir representando o Brasil e se mudou para Belo Horizonte para treinar com um clube mineiro.
Em Paris, ele será um dos atletas brasileiros a disputar as medalhas. Outra nadadora LGBTQIA+ e medalhista olímpica que estará na competição é Ana Marcela Cunha, que levou a medalha de ouro na maratona aquática nos Jogos de Tóquio, em 2021.
Nas últimas Olimpíadas, pelo menos 180 atletas eram abertamente LGBTQIA+. Naquela edição, a delegação brasileira foi ao Japão com 14 atletas membros da comunidade para a competição.