Christian Chávez ficou mundialmente conhecido pelo RBD e se assumiu gay em 2007, após imagens do seu casamento no Canadá vazarem, ele decidiu publicar uma carta aberta aos fãs. Atualmente ele é ativista dos direitos da comunidade LGBTQIA+ e comparecerá à Parada LBGT+ de SP no próximo domingo (2).
Christian Chávez ficou conhecido mundialmente por conta do RBD, grupo mexicano formado após a novela ‘Rebelde’, exibida no Brasil originalmente pelo SBT. Depois de um sucesso estrondoso, ele se assumiu como um homem gay em 2007.
O Terra é o veículo oficial da Parada SP, que tem cobertura patrocinada por Vivo, Amstel e L'Oreal
A 'saída do armário', inclusive, foi de forma abrupta. A imprensa mexicana vazou fotos de seu casamento, que aconteceu no Canadá com William John Murphy. Em resposta à divulgação das fotos, Christian decidiu se manifestar publicamente sobre sua orientação afetiva sexual e se assumiu. Ele publicou uma carta aberta aos fãs no site oficial do RBD, em que falou sobre a dificuldade de viver escondendo sua verdadeira identidade e sobre a importância de ser honesto consigo mesmo e com os outros.
Sempre fui uma ‘criança viada'
Esse momento foi importante para quem acompanhava o grupo, em especial homens gays que, assim como Christian, 'estavam no armário'. “Eu já era assumido quando ele assumiu, mas sem sombra de dúvidas ele é uma pessoa muito importante para a comunidade LGBTQIA+ em toda a América Latina”, opina Eduardo Pignata, designer de 31 anos que acompanha o RBD desde a infância.
"Minha conexão com ele vai para além do RBD. Eu criei uma memória afetiva com eles. E com todo o nosso contexto de pessoas LGBTQIA+, de vulnerabilidade, ele sempre foi o meu colo. Sempre fui uma ‘criança viada’, e quando eu o vi na novela, gostava muito do personagem dele por ele ser diferente dos outros meninos”, conta Matheus Sylvestre, redator publicitário de 26 anos. O jovem relata que, desde o 7 anos, viu no cantor mexicano uma referência.
Matheus ficou surpreso com o fato de Christian ser um homem gay, e se impressionou como foi ele foi ‘jogado para fora do armário’. “Senti um misto de choque com achar fofo. Também fiquei chateado por ele, porque logo de cara vazaram fotos do casamento escondido”.
No Brasil, Christian disse ao PodPah na última sexta-feira (24), como lidou com o fato de ter sido exposto: “Eu não tive a oportunidade de escolher como sair do armário".
Christian Chávez foi um dos jurados da "Dança dos Famosos", da TV Globo, no último domingo, 26, e aproveitou sua participação para comentar alguns detalhes da vida pessoal. Na atração, o ator mexicano falou como foi assumir a homossexualidade no auge de "Rebelde", em 2007.
"Apesar de todo o sucesso [da novela e do grupo RBD], eu pensava que não era suficiente. Tentei mudar para satisfazer as pessoas, menos para mim, sendo que eu sou a pessoa que mais importo para mim", explicou Chávez sobre o processo de aceitação. "Quando decidi ser eu, a energia mudou. Tudo mudou em mim, mas ainda tem muito preconceito", ponderou ele, reforçando a importância de "estar no palco representando essas pessoas".
O artista também citou a reação da própria família ao descobrir sua sexualidade: "Minha família não me apoiou no início. Falei que era importante dizer quem eu era de verdade. Se os meus pais são os que mais gostam de mim, eles precisam saber", afirmou Chávez.
Christian vai continuar no Brasil nas próximas semanas, e é esperado como presença VIP na Parada LGTB + de SP, que acontece no próximo domingo (2). Desde que se assumiu, ele é ativista dos direitos da comunidade, e fala sobre o tema sempre que possível.