Como em "Renascer" outros casais lésbicos que surgiram para movimentar novelas

Autor irá unir Joana e Zinha como estratégia para aumentar audiência

22 mai 2024 - 15h38
(atualizado em 23/5/2024 às 07h28)
Joana (Alice Carvalho) viverá romance com Zinha (Samantha Jones) na reta final de "Renascer"
Joana (Alice Carvalho) viverá romance com Zinha (Samantha Jones) na reta final de "Renascer"
Foto: Divulgação/RedeGlobo

Bruno Luperi, responsável pela adaptação de "Renascer", irá formar um casal não existente na primeira versão: Zinha (Samantha Jones) e Joaninha (Alice Carvalho) vão engatar um romance  na reta final da novela segundo a coluna Play, do jornal O Globo. 

A estratégia é controversa, primeiro pelos recorrentes cortes nas cenas de afeto nas tramas de casais LGBTQIA+ em novelas como "Vai na Fé",  "Terra e Paixão" e "Amor Perfeito". Na ocasião, a jornalista Carla Bittencourt do site Notícias da TV apurou que os cortes foram obra do diretor geral dos Estúdios Globo, Amauri Soares, por medo de desagradar o público evangélico. 

Publicidade

Após o debate público, Amauri desmentiu a informação e cenas de beijo foram ao ar nos capítulos finais de "Terra e Paixão" e em "Elas por Elas". 

Outro fator complexo é o processo de sexualização de mulheres lésbicas. Casais gays ou transcentrados não são formados de última hora em busca de audiência, apenas de mulheres, mostrando que a escolha pelos casais lésbicos têm um propósito mais sexual do que afetivo. 

10 casais lésbicos inesquecíveis das novelas 10 casais lésbicos inesquecíveis das novelas

Relembre outras tramas em que autores recorreram aos casais lésbicos para recuperar audiência. 

Publicidade

"Elas por Elas"

A trama, que teve recordes negativos na faixa das 18h, chegando a ter sua exibição suspensa em um sábado. Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão então resolveram criar o casal Natália (Mariana Santos) e Carol (Karine Teles). O lado positivo foi a cena delicada e simpática protagonizada pelas atrizes. 

Foto: Reprodução/TvGlobo

"Amor de Mãe"

Encarando o desafio de retornar depois de um ano paralisada por conta da pandemia do Covid-19, a novela exibida às 21h precisou de vários movimentos da autora Manuela Dias para levar o público de volta à trama. Uma das estratégias adotadas foi a criação do casal  Penha (Clarissa Pinheiro) e Leila (Arieta Corrêa) que terminou a história abrindo um bar sertanejo. 

Foto: Reprodução/x/realitysocial

"Órfãos da Terra"

Duca Rachid e Thelma Guedes começaram bem com a trama que acompanhava a saga de refugiados que chegam ao Brasil, mas não sustentaram os números ao longo da novela exibida às 18h, trataram então de juntar Camila (Anajú Dorigon) e Valéria (Bia Arantes) com direito à casamento e tudo. Deu certo e a novela acabou com bons índices de audiência.

Publicidade
Foto: Divulgação/RedeGlobo
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações