Corinthians será denunciado no STJD por gritos homofóbicos e pode perder pontos

Regulamento da CBF prevê também multa de até R$ 500 mil; Apuração será feita pelo Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais

15 mai 2023 - 15h03
(atualizado às 15h15)
Foto: Reprodução/Premiere

O procurador-geral da Corte do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, informou nesta segunda-feira, 15, que irá denunciar o Corinthians pelos cânticos homofóbicos ocorridos no clássico contra o São Paulo, realizado no último domingo, dia 14, em Itaquera, pelo Brasileirão.

"Vamos receber a súmula, analisar e então apresentar a denúncia", informou em contato com a reportagem da Globo. 

Publicidade

O Ministério Público de São Paulo também abriu investigação nesta segunda-feira para apurar o caso. Ainda não há data para julgamento. O inquérito será feita pelo Gecradi (Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância), que é responsável pela identificação e repressão dos delitos de intolerância, preconceito e discriminação contra pessoas ou grupos minoritarios no estado de São Paulo.

Por meio de nota, o clube repudiou os gritos durante a partida e pediu que a torcida pare com manifestações homofóbico: "O Corinthians volta a repudiar veementemente os cantos homofóbicos relatados na súmula do jogo deste domingo. E mais uma vez insistimos com nossa Fiel Torcida para que cessem com atos como esses em nossa arena."

Possibilidade de punição 

O artigo 134 do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF prevê penas disciplinares para casos como esse. As penalizações podem variar desde advertência até a aplicação de multa pecuniária administrativa no valor de R$ 500 mil. Além disso, há a possibilidade de vedação de registro ou transferência de atletas, bem como a perda de pontos para a equipe envolvida.

Jogo paralisado 

O jogo entre Corinthians e São Paulo foi paralisado após a torcida alvinegra entoar cantos homofóbicos contra o rival. Aos 17 minutos do segundo tempo, a torcida do Corinthians começou a cantar uma música que se referia aos são-paulinos como "bichas".

Publicidade

"Vamos, vamos Corinthians! Dessas bichas teremos que ganhar!", gritavam. No telão da Neo Química Arena, um aviso pedia para que a ação dos torcedores fosse interrompida. "É proibido emitir cantos discriminatórios, racistas, homofóbicos ou xenófobos", dizia a mensagem.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações