O horário de exibição do especial Falas de Orgulho, em que histórias do público LGBTQIA+ são compartilhadas para milhões de brasileiros na TV aberta, tem sido motivo de discussão. Isso porque, segundo o portal Notícias da TV, a Globo havia anunciado, no início do ano, que iria exibir o especial logo após a novela das 21h. Porém, o projeto está previsto para ir ao ar depois do Tela Quente, que termina próximo a meita noite.
Ao Terra, a emissora afirmou que não houve mudança. O episódio faz parte da série 'Falas: Histórias Impossíveis', que apresenta também os especiais Falas da Terra, Falas Femininas, Falas da Vida e Falas Negras. Todos que foram ao ar este ano foram exibidos "após a primeira linha de show", ou seja, depois do programa subsequente à novela - até o final de abril, no caso, após o Big Brother Brasil.
O burburinho com relação à mudança de horário acontece em um momento em que a Globo tem sido acusada de censurar cenas do casal Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), na novela Vai na Fé. Os telespectadores apontam ao menos três beijos que deveriam ter ido ao ar, mas foram cortados da edição final.
Nas redes sociais, fãs da novela, que tem feito muito sucesso entre os mais jovens, se mostram indignados com o que parece ser um retrocesso. "Estou me sentindo suja, como se um beijo em outra mulher fosse algo tão horrível. Espero que vocês um dia entendam como essa representação mal feita nos destrói perante a sociedade", escreveu uma internauta no Twitter.
Já tá ficando ridículo, e a novela prejudicada. Não faz o menor sentido ela falar do beijo q não foi mostrado. A globo desceu demais. Se era pra fazer essa palhaçada não colocasse casal lésbico. A novela é maravilhosa, mas realmente é um crime com a novela e o público.
— Sabrina Gianelli (@SaGianelli44) June 1, 2023